Boletins divergem em número de casos confirmados da Covid-19 em Sapé

Boletins divergem em número de casos confirmados da Covid-19 em Sapé

Estado e município apresentam números diferentes de casos positivos em Sapé e colocam em dúvida o sistema de apuração dos dados estatísticos

Uma divergência no número de casos confirmados de Covid-19 em Sapé foi observada hoje com a divulgação dos boletins epidemiológicos oficiais. O boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde registra 28 casos confirmados em Sapé, enquanto no boletim epidemiológico do município, o número de casos testados positivo é de 31.

Boletim divulgado no Instagram do prefeito de Sapé

O boletim do município é divulgado de forma extraoficial no Instagram pessoal do prefeito de Sapé, Roberto Feliciano (PSB), enquanto os dados estatísticos do Estado são publicados no sitio oficial do Governo do Estado da Paraíba, incluindo mapas, gráficos e outros dados estatísticos de todos os municípios paraibanos.

Outro dado que chama atenção é que ontem (30/04), o município já registrava 29 casos. Os dados de ontem convergiam em ambos os boletins. Não é possível haver redução no número de casos confirmados, mesmo que haja recuperações ou óbitos, já que esses dados são somatórios e a única forma de se reduzir esse número é se forem registrados enganos ou erros na apuração dos dados.

Nas redes sociais, internautas também postaram divergências entre os boletins do Estado e do município, como é o caso da cidade de São João do Rio do Peixe.

Vamos aguardar o posicionamento dos responsáveis pela divulgação dos dados para saber qual dado está correto, contudo, a divergência causou desconfiança na população em relação ao tratamento das informações do Coronavírus em Sapé, já que todo tipo de informação do município é divulgado em redes sociais não oficiais e pessoais, deixando frágil o sistema de informação governamental.

Confira os dados oficiais do estado em 01/05/2020 no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/noticias/atualizacao-covid-19-01-05

Da Redação do Portal GPS

Redação GPS
Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.