Calendário eleitoral do Sindservs tem início hoje (13) e deverá haver disputa pela direção

Calendário eleitoral do Sindservs tem início hoje (13) e deverá haver disputa pela direção

Estatuto do sindicato regulamenta eleições entre 60 e 30 dias antes do final do mandato da diretoria

Um dos mais importantes sindicatos de servidores públicos da Paraíba deverá publicar edital nos próximos dias com o calendário eleitoral da instituição. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé (Sindservs) foi fundado em 13 de julho de 1999 e já travou várias lutas no município de Sapé que serviram de inspiração para fundação de diversos outros sindicatos em cidades vizinhas como Sobrado, Riachão do Poço, Mari e Cruz do Espírito Santo. O Sindservs já teve representação na federação estadual e confederação nacional da categoria pela atuação que resultou em diversas conquistas para os servidores e denuncias que levaram diversos prefeitos ao afastamento do cargo por improbidade administrativa.

Episódio da derrubada da tenda dos professores

Uma das mais marcantes conquistas do Sindservs foi o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do magistério municipal e a organização e valorização da categoria com manifestações, atuação na imprensa e na justiça. Dentre os movimentos mais marcantes se destacam o episódio da derrubada da tenda dos professores acampados e o acorrentamento de servidores no prédio da prefeitura de Sapé. A atuação marcante do Sindservs rendeu reconhecimento e ajudou na organização dos servidores em toda a Paraíba.

O mandato da atual diretoria termina no próximo dia 13 de julho, data em que marca a fundação da entidade. A atual gestão tem de hoje (13) até o dia 13 de junho para realizar as eleições. Para tanto, o edital deve ser publicado e a comissão eleitoral deve ser formada em assembleia. O processo eleitoral é único, para diretoria e conselho fiscal, e o mandato é de quatro anos, com direito à reeleição.

Em entrevista ao programa Conversa Fina na internet, o presidente em exercício do Sindservs, Tiago Teodósio, disse que a diretoria vai se reunir nos próximos dias para elaborar o calendário eleitoral e realizar os procedimentos para o pleito. Assista ao vídeo no link abaixo.

https://www.facebook.com/conversafina/videos/321510332743832

O magistério de Sapé está há quase 10 anos sem aumento salarial, recebendo apenas os reajustes anuais do Fundeb. Os novos desafios dos servidores públicos, com destaque para a Educação e Saúde durante e pós pandemia, deverão pautar a campanha eleitoral da entidade. 

Já existem grupos de servidores filiados se organizando para formar chapas para a disputa eleitoral, pois em tempos de incertezas com a pandemia e diante dos novos desafios impostos por um governo com práticas antidemocráticas, os trabalhadores precisam reorganizar as lutas de classes para preservar direitos conquistados e pleitear novas pautas. 

Clique no link abaixo e leia matéria sobre os 21 anos do Sindservs:

https://jorgegaldino.blogspot.com/2020/07/sindservs-21-anos-de-lutas-e-conquistas.html#more

Da Redação do Portal GPS.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.