Câmara Municipal de Sapé aprova voto de aplausos ao Grupo Casaca de Couro

Câmara Municipal de Sapé aprova voto de aplausos ao Grupo Casaca de Couro

Grupo cultural surgiu no formato de saraus nos quintais e atualmente vem apresentando verdadeiros espetáculos culturais 

Por Jorge Galdino – Jornalista  

A Câmara Municipal de Sapé aprovou, no último dia 04/11, um voto de aplausos para o Grupo Cultural Casaca de Couro. O requerimento nº 485/2021, de propositura do vereador Alexandre Kennedy (sem partido), foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, reconhecendo o ativismo literário e cultural do Casa de Couro, destacando os saraus em quintais e escolas que aos poucos vêm se tornando verdadeiros eventos culturais. 

O Casaca de Couro é um coletivo cultural independente e de múltiplas artes, com destaque na poesia, que trabalha há mais de quatro anos na militância cultural independente no município de Sapé, terra do poeta Augusto dos Anjos, como também nas cidades vizinhas, a exemplo de Mari, Guarabira, Alagoa grande e João Pessoa. O Grupo surgiu de uma oficina de declamação de rua na Escola de Artes Sapeense.  

Empolgados com a novidade, o grupo de amigos realizou um sarau em seu quintal, a partir disso, os encontros tornaram-se mensais, alternando-se entre os quintais dos participantes. Com o passar do tempo, o movimento cresceu e mais pessoas queriam o “Sarau no Quintal”. Agora, o sarau é convidado para os quintais dos seus espectadores que se tornaram anfitriões. 

O formato do sarau se expandiu para as escolas públicas, surgindo o “Sarau na Escola”, bem com a fomentação de declamadores e leitores de poemas por meio de oficinas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e escolas de ensino médio de Guarabira e Sapé. Agora, o Sarau volta à Escola de Artes no papel de formadores. 

Em meio à pandemia do COVID-19, surge a necessidade de um novo formato: o “Sarau na Rede”, evento que se firmou nos meios digitais. O Casaca de Couro atualmente está com uma nova roupagem, em formato de espetáculo, e adentrando ao mundo da música e teatro com a finalidade de expandir sua produção artística. 

Assista no link abaixo a 15ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara Municipal de Sapé que aprovou o voto de aplausos ao Casaca de Couro. 

https://www.facebook.com/camarasapeoficial/videos/777381420298414

Da Redação do Portal GPS. 

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.