EM SAPÉ – Catadores realizam assembleia para fundação de cooperativa

EM SAPÉ – Catadores realizam assembleia para fundação de cooperativa

Cooperados já realizam importante trabalho de reciclagem e arborização no município

Na última quarta-feira (05), os catadores de material reciclável se reuniram em assembleia para a fundação de uma cooperativa no município de Sapé. O evento aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Sapé) e contou com mais de vinte catadores que já vêm fazendo um importante trabalho de coleta seletiva, armazenamento e venda do material para a devida reciclagem. A iniciativa tem o apoio e a coordenação do Centro de Conscientização, Defesa Ambiental e Social (Cedams) e da AABB-Sapé.

Na assembleia de fundação, foi discutido e aprovado o estatuto da nova cooperativa, que será denominada de Cooperativa de Catadores de Recicláveis Bom Jesus e será sediada na Rua Aluízio Guedes de Vasconcelos, ao lado da Rumissal, no Bairro Deputado Egídio Silva Madruga, em Sapé. Também. Essa comissão dará seguimento ao processo eleitoral e de registro da nova entidade. Esses trabalhadores já vinham atuando informalmente há alguns anos no município.

Os catadores também vêm realizando um importante trabalho participando do projeto de recomposição da mata ciliar na represa São Salvador em Sapé. O trabalho também se estende à zona urbana do município, onde também participam de ações de arborização, plantando ipês, jacarandás, palmeiras, tulipa africana, dentre outras espécies, sob a supervisão de Marlindo Francelino Gomes, presidente do Cedams.

Com o fim do lixão de Sapé, esses trabalhadores agora procuram se organizar em cooperativa para organizar as ações no sentido de participarem de projetos ambientais, capacitação e profissionalização da atividade. 

Ao poder público cabe apoiar a iniciativa e implantar a coleta seletiva no município para atender à legislação ambiental e prover qualidade de vida à população e a correta destinação de material como papel, papelão, metais, vidros dentre outros que podem ser reciclados, diminuindo os efeitos da pegada ecológica e promovendo a economia verde no município.

Da Redação do Portal GPS.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.