Em Sapé: Primeiro óbito é registrado por coronavírus e quarentena termina no próximo domingo

Em Sapé: Primeiro óbito é registrado por coronavírus e quarentena termina no próximo domingo

Em Sapé: Primeiro óbito é registrado por coronavírus e quarentena termina no próximo domingo

GPS envia questionário ao prefeito indagando quais medidas sociais, educacionais, econômicas e sanitárias serão tomadas para o enfrentamento da pandemia no município

O município de Sapé registra a primeira morte por Covid-19. Trata-se de uma mulher de 84 anos que, segundo a coordenação de vigilância epidemiológica do município, a paciente tinha diabetes, hipertensão e estava com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também foi informado que o poder público tomará todos os cuidados para o sepultamento seguindo as normas da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).⠀O prefeito Roberto Feliciano compartilhou nas redes sociais foto de equipe de coveiros com equipamentos de proteção.

A prefeitura vem divulgando boletins diários de acompanhamento do coronavírus no município e pequenos vídeos esporádicos divulgados nas redes sociais com relatos genéricos, sem qualquer anúncio de medidas efetivas para a contenção dos efeitos sociais, econômicos e sanitários da pandemia no município. A população também questiona a atuação do prefeito na crise epidemiológica, já que não se tem qualquer pronunciamento ou anúncio de ações efetivas para conter os efeitos do coronavírus.

Segundo o Decreto nº 2776, de 25 de março de 2020, a quarentena está programada para terminar no próximo domingo (19), em pleno período de aumento da incidência do vírus no Estado, mesmo diante das recomendações de que a população obedeça  as determinações de isolamento social para reduzir a disseminação do novo Coronavírus. 

A redação do Portal GPS enviou na sexta (10), questionário com 10 perguntas sobre as ações do Governo Municipal para amenizar os impactos da pandemia de coronavírus em Sapé. A solicitação foi protocolada através do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão – e-Sic, com destinação ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria de Comunicação do município. Até o final da tarde de hoje (15), não recebemos resposta do Executivo Municipal.

O questionário aborda temas como assistência aos estudantes carentes da rede municipal de ensino, ações da Secretaria de Finanças na facilitação de pagamento de impostos, taxas e tributos, providências da Secretaria de Saúde na disponibilização de leitos, respiradores e logística de socorro às vítimas do coronavírus, medidas da Secretaria de Ação Social no auxílio às camadas mais carentes do município e ações do Gabinete do Prefeito sobre a avaliação e medidas do Poder Executivo em relação à quarentena implantada no município através de decretos.

Também foram abordados temas como o envio de recursos dos governos estadual e federal ao município e a destinação de emendas parlamentares, solicitando detalhamento como valores, nomes dos parlamentares, rubricas orçamentárias, empenhos e destinação efetiva dos recursos.

Leia abaixo o questionário enviado ao Gabinete do Prefeito de Sapé:

Questionário sobre as ações do Governo Municipal para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus no município de Sapé

 Destinado às secretarias, gabinete e autoridades do Pode Executivo Municipal.

  • 01) Quanto de recursos do Governo Federal e Estadual foi repassado ao Município de Sapé para o enfrentamento dos efeitos da crise no município até o momento? Detalhar valores e rubricas.
  • 02) Valores de repasses de emendas parlamentares ao município de Sapé. Indicar o parlamentar, valores e andamento do empenho, liberação e aplicação dos recursos.
  • 03) Providências e ações do Poder Executivo Municipal nas áreas de saúde, assistência social, destinação de recursos às camadas mais pobres e ações na área de finança nos pagamentos de tributos e impostos.
  • 04) Como o município está se preparando para um possível aumento de infectados pelo Covid-19? Quantos leitos, respiradores, locais isolados?
  • 05) O prédio da UPA que se encontra sem funcionalidade vai servir de hospital de campanha? Quantas unidades de saúde no município estão preparadas para atender os casos de suspeita e casos confirmados de Coronavírus?
  • 06) A merenda escolar está sendo distribuída com os alunos carentes da rede municipal de ensino no período de quarentena?
  • 07) Como os feirantes estão sendo assistidos mediante as restrições impostas às feiras livres bem como outros profissionais como cabeleireiros, manicures e outros prestadores de serviços?
  • 08) A prefeitura dispõe de testes para o diagnóstico de coronavírus? Como está se dando a logística nos casos de suspeita da doença?
  • 09) Qual a avaliação do poder público sobre a quarentena no município e o que está sendo feito para o cumprimento dos decretos municipais, estaduais e federais no âmbito municipal?
  • 10) Qual a assistência que a prefeitura está destinando às comunidades rurais do município?
Redação GPS
Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.