Erros e divergências são detectados no Boletim Epidemiológico do município de Sapé e prefeito emite versão corrigida dos dados

Erros e divergências são detectados no Boletim Epidemiológico do município de Sapé e prefeito emite versão corrigida dos dados

Pela segunda vez os dados divulgados no boletim oficial de Sapé divergem dos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Boletim de Sapé também mostra falhas até mesmo entre suas edições. Paraíba é o 6º estado no ranking de transparência de dados sobre a pandemia

A prefeitura de Sapé vem divulgando edições diárias do Boletim Epidemiológico no Instagram pessoal do Prefeito de Sapé, Flávio Roberto Feliciano (Cidadania). Na edição de hoje (05), o boletim mais uma vez apresentou dados divergentes em relação ao boletim divulgado pelo Governo do Estado, que também é divulgado diariamente. O boletim do Estado aponta 54 casos confirmados em Sapé, enquanto o boletim do município apresentava 55 casos confirmados.

Outra divergência no número de casos confirmados de Covid-19 em Sapé foi observada no último dia 01/05. O boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde registrava 28 casos confirmados no município, enquanto no boletim epidemiológico do município o número de casos testados positivo era de 31.

Mas o Boletim Epidemiológico de Sapé também mostra erros entre suas próprias edições. Na edição de ontem (04), o número de casos descartados era 55. Na versão de hoje o número era de 52, fato que demonstra erro evidente, pois esse número é somatório e não pode apresentar diminuição. O secretário municipal de Saúde, Júnio Leal, disse em vídeo publicado nas redes sociais que os dados apresentados no boletim municipal são do Estado. “Esses boletins que sai não é Sapé que publica. Esse boletim é oficial do Estado”, disse Júnior Leal, deixando claro que o município não tem um sistema próprio de apuração dos dados e apenas reproduz dados do Governo do Estado.

Assista ao vídeo publicado pelo Secretaria de Saúde de Sapé: https://www.instagram.com/p/B_nDqiHJgN4/

Após a verificação do erro, o prefeito divulgou nova versão com o boletim corrigido.

Boletim Corrigido

Paraíba é o 6º no ranking de transparência de dados sobre o Coronavírus

Menos da metade dos Estados brasileiros divulga dados detalhados sobre o Coronavírus. É o que mostra um levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR), uma organização sem fins lucrativos que avalia a transparência e a condição da abertura de dados públicos em mais de 60 países.

Segundo a pesquisa, apenas 32% das unidades federativas compartilham de maneira satisfatória informações sobre a pandemia. Além disso, 39% dos Estados ainda não conseguiram alcançar o nível bom de transparência.

A entidade criou o ranking com um índice baseado em dados sobre a Covid-19 publicados pela União e pelos Estados em seus portais oficiais. A pontuação varia de 0 a 100 e é distribuída em nível de transparência de cores que vai do opaco ao baixo, médio, bom e alto.

O Estado da Paraíba aparece em 6º no ranking, atrás de Pernambuco e Rondônia (1º lugar); Ceará (2º lugar); Espírito Santo (3º lugar); Minas Gerais (4º lugar); Amapá e Goiás (5º lugar) e Distrito Federal que aparece em 6º lugar junto com a Paraíba . O ranking da transparência nos dados da pandemia de Coronavírus demonstra a confiabilidade nos dados divulgados pelo Governo do Estado da Paraíba.

Da Redação do Portal GPS com informações do UOL com o Governo do Estado da Paraíba

Redação GPS
Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.