Filme produzido em Sapé vai abordar a vida de João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas

Filme produzido em Sapé vai abordar a vida de João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas

Berto Mares viverá João Pedro Teixeira no filme “Martírio – A Luta Continua”, do cineasta sapeense Josinaldo Ferreira

O cineasta e produtor cultural Josinaldo Francisco Ferreira está em mais um projeto cinematográfico no município de Sapé, desta vez, a temática é a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, fundador das Ligas Camponesas do município de Sapé que foi assassinado por conta de sua luta em favor dos agricultores. O poeta e compositor Manoel Berto de Sousa (Berto Mares) viverá João Pedro Teixeira e Francisca Almeida fará o papel de Elizabeth Teixeira, esposa de João Pedro, no filme “Martírio – A Luta Continua”.

Josinaldo Ferreira e Berto Mares

Este será o sexto filme da Companhia de Produções Cênicas e Cinematográficas do Brasil (Coprocencine), sediada em Sapé. “Martírio – A Luta Continua” começa a ser filmado em 20 de junho deste ano, com o apoio de empresários e comerciantes da região. “Estamos em busca de apoios e sempre contamos com empresários e pequenos comerciantes, mas gostaríamos que as pessoas físicas também contribuíssem com essa obra que retrata a história de nosso município”, disse Josinaldo Ferreira. Quem quiser apoiar a obra audiovisual pode depositar qualquer valor na conta corrente: 0200569-7 – agência 2159-8 no Bradesco – Sapé-PB. Já para patrocínios do filme, os contatos devem ser feitos pelo WhatsApp (83) 9.8713-7402.

A equipe do filme é formada por um elenco de 26 atores sapeenses, com direção de fotografia de Inácio Pereira, direção de arte e figurinista de Juliana Marinho e a produção, roteiro e direção geral é de Josinaldo Ferreira. O filme terá cenas gravadas na casa onde moraram João Pedro e Elizabeth Teixeira, na comunidade rural Barra de Antas, em Sapé, onde hoje funciona o Memorial das Ligas Camponesas.

Berto Mares – Ator, cantor e compositor

A trilha sonora do filme “Martírio – A Luta Continua” é uma composição de Berto Mares que recebe o mesmo nome do filme. O Portal GPS disponibiliza em primeira mão o áudio aos internautas.

Trilha Sonora do Filme – Martírio – A Luta Continua

“Martírio – A Luta Continua” é um drama histórico e tem classificação indicativa de 12 anos, que será lançado dia 2 de abril de 2022, em alusão aos 60 anos do assassinato de João Pedro Teixeira. A obra encontra-se em pré-produção e em campanha de patrocínios. O início das filmagens está previsto para o próximo dia 20 de junho.

O filme se passa em 1962, e conta a história de João Pedro Teixeira, um homem digno, comprometido com a luta por justiça social no campo, mas é incompreendido por latifundiários, que desejam a sua morte. Um dia, ele decide ir a João Pessoa, conversar com o advogado das Ligas Camponesas, Dr. José Gomes. É lá onde ele encontra um ambiente propício às suas reivindicações.

João Pedro Teixeira sente muito pela situação em que seus companheiros de luta estão passando, sendo barbaramente torturados e expulsos de suas casas, sem direito a nada, a não ser, a irem embora, se não quiserem morrer, junto a mulheres e filhos.

Elizabeth, sua esposa, lamenta também a triste situação em que se encontram e pede ao marido para irem embora, mas João Pedro Teixeira não aceita e prefere enfrentar a situação, a ter que abandonar uma luta de anos, em favor dos pobres e desvalidos. João Pedro Teixeira jamais saberia que sua ida a João Pessoa naquele dia 2 de abril de 1962 seria seu último dia de vida.

A Coprocencine  é uma produtora sapeense de teatro e cinema e já produziu os filmes:  As Proezas de Zé Matuto (2015 – Comédia, 66 minutos);  Alma Augusta, (2016 – Drama, 1h58); Cristo, Nosso Senhor (2017 –  Bíblico, 1h31); Zé Matuto 2: Uma Aventura no Reino Encantado (2018 – Comédia, 70 minutos) e A Cobaia de Rosa Maria (2019 – Comédia, 75 minutos). A Companhia também promove eventos teatrais como a Paixão de Cristo, já tradicional no município.

O Portal GPS traz os link de alguns filmes da Coprocencine no YouTube:

Da Redação do Portal GPS.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.