Governador sanciona lei que reconhece utilidade pública da Ong Memorial das Ligas Camponesas em Sapé

Governador sanciona lei que reconhece utilidade pública da Ong Memorial das Ligas Camponesas em Sapé

Lei é de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB). Portal GPS faz resgate histórico da fundação do Memorial

A Organização Não Governamental Memorial das Ligas Camponesas foi fundada em agosto de 2006, na comunidade rural de Barra de Antas, em Sapé (PB), na casa onde residia a família de Elizabeth e João Pedro Teixeira, dois líderes das Ligas Camponesas que foram perseguidos e tiveram suas histórias dilaceradas pela ditadura militar brasileira. O Diário Oficial do Estado da Paraíba do último dia (11) traz a Lei nº 11.947, de autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), sancionada pelo Governador João Azevêdo, reconhecendo a utiliade pública do Memorial.

Esta instituição museológica nasceu dos esforços de um coletivo de trabalhadores do campo, com a colaboração efetiva de agentes pastorais (principalmente da Comissão Pastoral da Terra – CPT), de militantes de movimentos sociais populares do campo, sindicalistas, professores e estudantes extensionistas vinculados a Universidade Federal da Paraíba e de outros profissionais comprometidos com a causa dos camponeses e a preservação da memória.

Primeira diretoria do Memorial das Ligas Camponesas: Wilson Estevam da Costa (tesoureiro), Maria dos Socorro Rodrigues Batista (presidente) e Jorge Gadlino de Almeida (secretário), com Elizabeth Teixeira.

Conhecida nacionalmente através do formato inovador de organização e representação política dos camponeses no mundo agrário e por causa dos assassinatos das lideranças camponesas como Alfredo Nascimento, João Pedro Teixeira, João Alfredo Dias (Nego Fuba) e Pedro Inácio de Araújo (Pedro Fazendeiro) e tantos outros homens e mulheres do campo que foram perseguidos e violentadas entre os anos de 1950-1960, finalmente, O Memorial das Ligas Camponesas foi reconhecido por desempenhar funções pública e social em favor da memória e história da luta das camponesas e dos camponeses paraibanos.

“É com imensa e satisfatória alegria que a Ong Memorial das Ligas Camponesas vem a público partilhar uma grande vitória para o povo do campo que é o reconhecimento da função pública e social do lugar de memória e história dos camponeses e camponesas do Estado da Paraíba, em prol da construção de um projeto de vida de e para homens e mulheres do campo. A Lei n° 11.947 de 10 de maio de 2021, de autoria da deputada estadual Estela Bezerra, foi reconhecida pelo Poder Legislativo da Paraíba e sancionada pelo Governador do Estado João Azevedo”, comemorou Alane Lima, presidente da Ong.

Espaço em volta do Memorial das Ligas Camponesas é utilizado para práticas agroecológicas e cursos de formação no anexo construído ao lado.

No espaço, os povos do campo, crianças, jovens, mulheres e homens do campo desenvolvem projetos nas áreas de Educação, Agroecologia, Museologia Social, Direitos Humanos, Tecnologias Sociais Sustentáveis e Renováveis, produção de alimentos, desenvolvimento social, formação e capacitação dentro da história e memória camponesa.

Ata de fundação da ONG Memorial das Ligas Camponesas em 05 de agosto de 2006.

Leia mais sobre a fundação da ONG Memorial das Ligas Camponesas no link abaixo:

http://ligascamponesas.blogspot.com/

Da Redação do Portal GPS com informações da Ong.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.