NADA MUDA – Bandeira laranja mantém Sapé na mesma situação no isolamento social

NADA MUDA – Bandeira laranja mantém Sapé na mesma situação no isolamento social

Sapé registra 459 casos confirmados de Covid-19 hoje. São 84 casos a mais que na última avaliação de bandeira do município no último dia 13

O município de Sapé continua sob a bandeira laranja na segunda avaliação da situação dos municípios paraibanos com vigência a partir do próximo dia 29. Tudo continua da mesma forma da primeira avaliação pelo menos por mais 15 dias, ou seja, não houve avanços nas ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente do coronavírus.

O Boletim Epidemiológico do Estado registra 459 casos confirmados para Covid-19 em Sapé e a morte de uma mulher de 61 anos, cardiopata, portadora de neoplasia e imunossupressão. O início dos sintomas se deu em 28/05 e a mulher veio a óbito hoje (27) em hospital público. O município já registra 17 óbitos.

Gráfico do Governo do Estado mostra curva ascendente no município de Sapé e mostra divergência com os números do boletim epidemiológico do município

Mais uma vez os números oficiais do Estado e o Boletim do município divergem, deixando a população descrente nas estatísticas municipais, já que vários erros e divergências foram apurados nos números oficiais do município sem qualquer explicação por parte da Prefeitura.

A fragilidade do Boletim Epidemiológico Municipal é tanta que não existe um banco de dados para consultas, e os boletins diários são publicados nos stores do Instagram pessoal do prefeito, sendo removidos automaticamente num período de 24h pela rede social.

A matriz de orientação para retomada das atividades em todo o estado indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento, independe de bandeira/fase e faz parte do Plano ‘Novo Normal Paraíba’. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

O Governo do Estado manterá uma avaliação contínua das informações de todos os municípios paraibanos, levando em consideração a progressão de casos novos ao longo do dia, a taxa de letalidade, a obediência ao isolamento social e a taxa de ocupação de leitos, medidas em um intervalo de 15 dias.

Doze municípios caem em avaliação e devem ampliar isolamento social na Paraíba. Os dados demonstram que todos os municípios têm a necessidade de reforçar ações propostas pelos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba registra, até o momento, 44.242 casos confirmados da Covid-19 e 896 óbitos.

Confira o que abre e o que permanece fechado de acordo com as bandeiras de cada município paraibano.

Da Redação do Portal GPS

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.