Conselhos Escolares devem ser atualizados para garantir participação da comunidade na gestão das escolas municipais. Portal GPS mantém canal de atendimento aos conselheiros
A Prefeitura de Sapé nomeou recentemente os novos diretores das 36 unidades escolares urbanas e rurais do município. Os novos gestores são, em sua grande maioria, profissionais de fora do quadro do magistério público municipal, o que implica na falta de reconhecimento e de confiança nos professores efetivos por parte do Executivo.
Os novos gestores devem agora providenciar a recomposição dos conselhos escolares, providenciando eleições para os cargos vagos de cada conselho. O processo eleitoral envolve alunos, professores e pais de alunos que têm direito a voz, voto e cargos nos conselhos. As eleições são necessárias por conta de vacâncias deixadas principalmente por professores contratados que faziam parte dos conselhos e que, com a nova gestão, tiveram seus contratos finalizados, ou por desistência de outros membros dos conselhos.
Depois de providenciada a recomposição dos conselhos, deve ser lavrada a ata das eleições e registrada em cartório. A ata deve conter o nome de todos os membros, acompanhados dos respectivos números dos CPFs e cargos. O documento pode ser digitado para facilitar a escrita, leitura e registro, facilitando também a digitalização pelo Banco do Brasil, onde são mantidas as contas dos conselhos.
O terceiro passo é a atualização dos titulares das contas correntes no Banco do Brasil. Cada unidade escolar possui várias contas que devem ter os titulares cadastrados. O diretor escolar e o presidente do conselho assinam conjuntamente todos os documentos financeiros necessários para a movimentação das contas.
Para a atualização dos dados, o Banco do Brasil necessita de documentos pessoais do diretor e do presidente do conselho (documento de identificação, CPF, comprovante de residência e renda). O documento de identificação pode ser o RG, CNH, Carteira do Conselho de Classe ou Reservista (para o profissional do sexo masculino). Para o comprovante de endereço pode ser utilizado a fatura de energia elétrica, telefone, contrato de locação do imóvel ou fatura de água, com emissão de no máximo 60 dias. A renda pode ser comprovada com o contracheque funcional ou declaração do empregador.
O Banco também exige o documento do CNPJ (obtido no site da Receita Federal) e a ata de eleição e posse do conselho registrada em cartório para cadastrar o presidente do conselho nas titularidades das contas. Já o diretor escolar comprova o vínculo com a escola apresentando a portaria de nomeação no cargo, que pode ser obtida no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba. Os conselheiros de diretores assinarão os cartões de autógrafos e cadastrarão senhas e chaves de acesso individuais.
Para facilitar a vida dos diretores e conselheiros, o Portal GPS mantém o grupo CONSELHOS ESCOLARES no WhatsApp, onde os conselheiros trocam ideias, modelos de documentos, formulários e experiências. O Portal também responde a questionamentos, dá dicas, posta documentos, links e tira as dúvidas dos participantes.
Veja abaixo como fazer parte do Grupo Conselhos Escolares, relação de documentos para o Banco do Brasil, relação de escolas e o Diário Oficial com a nomeação dos diretores:
* Link para o grupo Conselhos Escolares no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/710fZNbrKoI0VlFtUEOBB5
* Relação de documentos para o Banco do Brasil:
– Diretores e presidentes dos Conselhos – Documento de identificação, CPF, comprovante de renda e de residência;
– Documentos do Conselho: CNPJ, Ata de eleição e posse dos conselheiros e portaria do diretor.
*Relação de Escolas da Rede Pública Municipal de Sapé: SEDCET – EMEIEF Nova Vivência
* Diário Oficial com a nomeação dos diretores:
Da Redação do Portal GPS.
- FAKE NEWS – Prefeito e vereadores enganam aposentados e pensionistas nos discursos e nas redes sociais - 5 de julho de 2022
- DER e Cagepa executam obras de esgoto e asfaltamento no Centro de Sapé. Veja também a verdade sobre as emendas parlamentares - 23 de junho de 2022
- Presidente da Câmara diz que representação no Conselho de Ética é “golpe anunciado” - 6 de junho de 2022