Portal GPS lança painel histórico sobre as ligas e lutas camponesas

Portal GPS lança painel histórico sobre as ligas e lutas camponesas

TV GPS também disponibiliza versão restaurada do filme “Cabra Marcado Para Morrer” como parte da celebração da Semana das Ligas e Lutas Camponesas em Sapé

Começa hoje (19), até o dia 23, a Semana das Ligas e Lutas Camponesas, uma ação pedagógica coletiva em que estudantes, professores e gestores da educação estarão reunidos com as associações e organizações camponesas das áreas da reforma agrária, comunidades tradicionais, movimentos sociais e culturais, organizações não governamentais e governamentais para fomentar a memória das lutas camponesas. 

Estudantes, professores, trabalhadores do campo e da cidade e militantes de vários movimentos sociais de Sapé e de municípios circunvizinhos estarão reunidos virtualmente para celebrar e memória das ligas camponesas de Sapé e suas lideranças históricas na perspectiva da educação libertadora. 

A Semana das Ligas e Lutas Camponesas está incorporada ao calendário socioeducativo com o intuito de trabalhar as ações educativas no currículo das escolas rurais e urbanas da rede municipal de ensino em Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço-PB, como conteúdo da educação para a democracia. O evento será transmitido pelo canal oficial da Fundação Casa José Américo (FCJA), no YouTube (https://youtu.be/hD-jQRTwwaI), nos dias 19 e 20, e pelo canal oficial da ADUFPB, nos dias 21, 22 e 23 de julho. 

Para celebrar a ocasião, o Portal GPS lança hoje o painel “Fatos em Fotos – Memorial das Ligas Camponesas”, com fotos antigas e atuais que retratam centas de uma história em construção. O painel inicial reúne 153 fotos, mas estará aberto permanentemente para inclusão de novas fotos, servindo assim como uma importante fonte de pesquisa de imagens sobre o tema. 

Já a TV GPS disponibiliza a partir de hoje o filme “Cabra Marcado Para Morrer”, um clássico do cinema brasileiro, dirigido por Eduardo Coutinho. O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, líder das ligas camponesas de Galiléia e de Sapé, do estado da Paraíba, assassinado em 1962. E conta com narração do próprio Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar e Tito de Lemos. O filme já está disponível no Portal GPS (www.gestaopublicaesociedade.com.br) na versão restaurada. Durante a semana, o Portal GPS também estará publicando diversas matérias sobre as ligas camponesas.  

Confira a programação do evento e aguarde novas publicações do Portal GPS: 

Da Redação do Portal GPS.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.