Secretário de Saúde de Sapé é exonerado em plena crise da pandemia

Secretário de Saúde de Sapé é exonerado em plena crise da pandemia

Portaria foi publicada no Diário Oficial de hoje (23). Prefeitura não explica os motivos da exoneração e pandemia se alastra no município.

O Secretário Municipal de Saúde de Sapé, Walter Serrano Machado Filho, foi exonerado hoje (23), pelo prefeito Sidnei Paiva (Podemos). A exoneração foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba. A portaria afirma que a exoneração se deu a pedido do titular, mas até o momento nenhuma nota foi emitida pela prefeitura explicando os motivos do pedido. A Secretaria Municipal de Saúde é a de maior destaque nesse momento de pandemia, principalmente na bandeira vermelha em que Sapé se encontra por conta do agravamento da pandemia no município.

Walter Filho raramente se pronunciava ou aparecia nas ações da pasta, já que o próprio prefeito se encarrega de falar em nome da secretaria, se colocando à frente das ações e das reações de todas as secretarias municipais. O fato é que a pandemia de Coronavírus se agravou nas últimas semanas, colocando o município sob bandeira vermelha, com ações mais restritivas e aumento no número de óbitos e de contaminações.

O Hospital Regional Dr. Sá Andrade também vem sendo alvo de diversas reclamações e denuncias por parte de população nas redes sociais, apesar de o prefeito ligar pessoalmente para programas de rádio e participar de lives alegando melhorias como aquisição de respiradores, humanização do atendimento e reformas nas instalações do hospital.

Com a exoneração de Walter Filho, assume interinamente David Roberto Ferreira da Silva, que antes respondia pela secretaria executiva de saúde. A exoneração do titular da pasta de saúde em plena crise da pandemia no município requer esclarecimentos do Executivo, uma vez que as ações devem ser coordenadas em sua plenitude para conter o avanço do vírus, já que a Secretaria de Saúde é uma unidade executora do município, funcionando com gestão plena, onde o titular é o ordenador de despesas e o principal responsável por todos os recursos da pasta. A Secretaria de Saúde é a segunda que mais recebe recursos federais, perdendo apenas para a Secretaria de Educação.

A exoneração do secretário pegou de surpresa até assessores mais próximos, uma vez que nada foi comunicado no site ou nas redes sociaisda Prefeitura. Aguardamos pronunciamento do prefeito ou do próprio Walter Filho sobre os motivos da exoneração.

Da Redação do Portal GPS.

Redação GPS

Seu comentário é muito importante para nós.

Protegido por Direitos Autorais. Compartilhe o conteúdo usando os botões das redes sociais no final da matéria.