O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé (Sindservs) está articulando ações para suspensão temporária do pagamento de parcelas de empréstimos consignados contraídos no Bradesco. A iniciativa visa manter o poder de compra da categoria diante do isolamento social imposto pela epidemia de Coronavírus no município.
Segundo o presidente do Sindservs, Wilson Estevam da Costa (Wilson da Barra), muitos servidores tinham uma segunda fonte de renda além do vínculo no serviço público e com o isolamento social, esta segunda renda foi reduzida ou simplesmente anulada, já que pequenos negócios familiares encontram-se fechados em todo o Brasil por conta da pandemia de Covid-19. “Em muitas famílias de servidores públicos o cônjuge possuía renda informal ou de microempresas e a renda familiar foi drasticamente reduzida com essa situação sanitária. Até mesmo os próprios servidores exerciam outras atividades para complementar a renda, e agora essas famílias dependem apenas do salário no serviço público, que na maioria das vezes é de apenas um Salário Mínimo Nacional”. Enfatizou Wilson.

O Sindservs emitiu ofício à agência local do Bradesco solicitando a suspensão das parcelas dos empréstimos consignados desses servidores justamente para que os valores descontados em folha possam ser convertidos em complemento da renda dessas famílias durante o período de isolamento social no município, amenizando a grave situação financeira por que passam esses trabalhadores e suas famílias. “Muitos já comprometeram o limite de 30% dos salários em empréstimos consignados e a suspensão da cobrança dessas parcelas por 90 dias seria um alívio no orçamento doméstico.” Disse o presidente.
O Bradesco ainda não se posicionou sobre o pedido do sindicato, mas a categoria espera uma resposta positiva, já que o Bradesco detém o monopólio de consignações no município e tem a folha de pagamento municipal como uma importante fonte de negócios com os servidores na venda de consórcios, seguros, previdência e diversas outras linhas de crédito. “Outros bancos estão facilitando o pagamento de empréstimo nesse período de pandemia e os servidores municipais, como bons clientes do Bradesco, também merecem ser contemplados com essa ação do banco”. Finalizou Wilson.
Para os servidores estaduais uma lei obriga os bancos a fazer esse tipo de protelação com os consignados da categoria, agora o Sindservs quer que os municipais também sem contemplados.
- Divulgação de suposto bloqueio do FPM de Sapé causa preocupação ao funcionalismo - 21 de janeiro de 2021
- Prefeitura de Sapé recebe R$ 1.460.138,99 no segundo decêndio de repasses do ano - 20 de janeiro de 2021
- Diário Oficial traz diversas nomeações de comissionados para a Saúde, Administração, Gabinete do Prefeito e Prev-Sapé - 20 de janeiro de 2021