Juscelino é diretor da CBPA que tentou incluir mais de 40 mil mortos no cadastro de descontos associativos. Entidade é investigada por desvios nas contas de aposentados e por fraudes no seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais
Por Jorge Galdino – Jornalista
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira, esteve na CPMI do INSS na condição de testemunha para depoimento. Segundo o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), ele faltou com a verdade ao responder os questionamentos dos parlamentares e, por isso, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) deu voz de prisão ao dirigente, que foi conduzido pela Polícia Legislativa.
Na manhã de hoje (13), a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões, cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suplente de deputado estadual, Juscelino Miguel dos Anjos (Juscelino do Peixe), que concorreu em 2022 ao cargo de deputado estadual pelo Republicanos e ficou na suplência.

Juscelino é Secretário Especial de Comunicação da CBPA, entidade investigada por suspeita de fraudes contra aposentados e por fraudes no seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais. Segundo a CPMI do INSS, a entidade teria tentado incluir mais de 40 mil mortos no cadastro de descontos associativos.
Juscelino é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e assumiu temporariamente o mandato na Assembleia Legislativa em dezembro de 2023, após licença da deputada Francisca Motta (Republicanos).

Em 2016, por indicação de Hugo Motta, então deputado do MDB, Juscelino assumiu a Superintendência Federal da Pesca. Em 2023, foi indicado pela CBPA a integrar o Conape (Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca), no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde tem mandato até 2025.
Juscelino também assumiu cargos no Executivo municipal, estadual e federal. Foi secretário de Planejamento de Sapé no governo do ex-prefeito Roberto Feliciano, Secretário Executivo da Pesca do Governo do Estado e Superintendente Federal da Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura.
No ano de 2024, a esposa do suplente, a vereadora de Sapé, Terezinha do Peixe, foi alvo de um mandado de busca e apreensão no âmbito da operação “Pescador de Ilusão”.
Juscelino ainda não se pronunciou sobre a operação de hoje da Polícia Federal. Nossa reportagem vem tentando contato com o suplente de deputado e com a vereadora Terezinha, mas até o momento os contatos não foram retornados.
Leia também:
Juscelino do Peixe vira alvo da PF em operação contra fraudes em aposentadorias
Da redação do Portal GPS.
Publicidade:

- Sindicato dos Jornalistas da Paraíba celebra 67 anos com sede reformada e avanços na reestruturação - 28 de janeiro de 2026
- Canetas emagrecedoras irregulares são apreendidas pela Agevisa e pela Polícia Civil no município de Sapé - 22 de janeiro de 2026
- Garibaldi Pessoa diz que prefeito de Sapé “golpeou os sapeenses” com a criação da nova taxa de iluminação - 8 de janeiro de 2026


