Por Jorge Galdino – Jornalista
Promotora lamenta que representantes do povo não saibam se portar com urbanidade e respeito no exercício de seus mandatos. Caixa emite documento afirmando que contas da Câmara não estão bloqueadas
A briga para tomar o poder, travada pela bancada do prefeito contra o presidente da Câmara Municipal de Sapé, está longe de uma solução. No início da noite de hoje (12), o presidente Abraão Júnior (Podemos) divulgou vídeo em que desmente os vereadores da bancada do prefeito de que as contas da Câmara estariam bloqueadas por conta de uma suposta duplicidade de titulares na cadeira de presidente do Legislativo Sapeense.
A bancada do prefeito é composta por 12 dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Sapé e, há pelo menos um ano, a bancada vem questionando a eleição que reconduziu Abraão Júnior ao segundo mandato à frente do Legislativo. Como a bancada não conseguiu anular a eleição, sofrendo pelo menos 12 decisões contrárias do judiciário em primeira e segunda instâncias, os vereadores então iniciaram o ano novo descumprindo decisões judiciais e insistindo em uma eleição paralela da mesa diretora, sem qualquer amparo legal ou normativo.
A briga pelo poder, que Abraão Júnior (Podemos) prefere chamar de “golpe”, vem tomando proporções deploráveis quando em uma das últimas sessões do ano passado o nível chegou as vias de fato, com uma briga generalizada, com direito a agressões verbais e físicas contra Abraão.
O vídeo da sessão da Câmara viralizou nas redes sociais, chegando ao Ministério Público Eleitoral. A promotora de Justiça, Simone Duarte Doca, chegou a lamentar o ocorrido em um despacho proferido em um procedimento (Notícia de Fato n° 064.2022.003323) que tramitava na Promotoria Eleitoral da 4ª Zona de Sapé. “…já tinha conhecimento dos fatos, pois o vídeo em questão circulou pelas redes sociais, nos últimos dias. De fato, é lamentável que os representantes eleitos pelo povo de Sapé tenham chegado ao ponto de se agredirem física e verbalmente, por divergências políticas, não sabendo se portar com urbanidade e respeito, no exercício de seus mandatos”, disse a promotora Simone Doca.
Nos últimos dias, o ataque ao novo mandato de Abraão Júnior continua com a disseminação de fake news, em que os vereadores alegam que as contas correntes da Câmara Municipal de Sapé estariam bloqueadas por conta da disputa interna pela presidência da Casa. “As contas da Câmara são centralizadas na Caixa Econômica Federal, na agência de Sapé, e em nenhum momento estiveram bloqueadas. Até porque só existe um presidente eleito que sou eu, o resto é somente um monte de mentiras que é parte de uma tentativa de golpe orquestrada pelo prefeito Sidnei Paiva e seus 12 vereadores que querem transformar a Câmara num puxadinho da prefeitura. Já tive 12 decisões judiciais que me garantem no cargo, e eles só têm um documento falsificado e uma lista de mentiras”, disse Abraão agora à noite atendendo a uma ligação da reportagem do Portal GPS.
A bancada do prefeito também vem tentando confundir a opinião pública com divulgação de vídeos de uma sessão que aprovou o fim da reeleição para presidente da Casa alterando o Regimento Interno e apresentando tais alterações para tentar alegar ilegalidade na eleição da chapa de Abraão, mas as decisões judiciais legitimam o pleito eleitoral que está baseado na Lei Orgânica do Município, que é hierarquicamente superior ao regimento interno.
Veja abaixo documento emitido pela Caixa Econômica com os usuários cadastrados responsáveis pela movimentação das contas da Câmara e comprovando que não existe qualquer bloqueio nessas contas.
Da Redação do Portal GPS com MPPB.
- CONSENSO – Nova rodada de negociações destrava pontos polêmicos da Convenção Coletiva dos jornalistas da Paraíba - 3 de novembro de 2024
- PESCADOR DE ILUSÃO – Operação da Polícia Federal investiga possível fraude no recebimento do Seguro Defeso em Sapé - 9 de outubro de 2024
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024