Chapa do Cidadania em Sapé é cassada por fraude à cota de gênero e Justiça Eleitoral convoca reprocessamento da totalização dos votos para eleições proporcionais. Novos vereadores assumirão amanhã
Por Jorge Galdino – Jornalista
A juíza eleitoral em substituição da 4º Zona Eleitoral de Sapé, Andrea Costa Dantas Botto Targino, vai realizar nesta quarta (30) o reprocessamento da totalização dos votos referente às eleições proporcionais municipais para o cargo de vereador do município de Sapé-PB. O reprocessamento de votos é referente às Eleições Municipais 2020 e ocorrerá por meio de sistema próprio da Justiça Eleitoral em virtude de alteração da situação de candidatos determinada no Acórdão proferido nos autos do processo de Recurso Eleitoral nº 0600942-47.2020.6.15.0004, nos termos do art. 216 da Resolução TSE nº 23.611/2019.
A chapa proporcional de vereadores do Cidadania eleita em 2020 em Sapé foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por fraude à cota de gênero. O recurso apresentado contra a chapa, após decisão em primeira instância que rejeitou o reconhecimento de fraude, foi apreciado em sessão do TRE-PB no último dia 09/11. O juiz José Ferreira Ramos Júnior alertou para a necessidade da “verdadeira atuação feminina”, afastando as falsas candidaturas que beneficiam outros interessados. Com a cassação, perdem os mandatos os vereadores Pedro Ramos Cabral (959 votos) e Teresinha Danielle Virgínio dos Anjos (1.283 votos). Conhecida como Teresinha do Peixe, a vereadora foi a mais bem votada da história de Sapé.
No dia 21/11, a Justiça Eleitoral emitiu convites para presidentes de partidos, prefeito, presidente da câmara e outras autoridades para acompanhar o reprocessamento, que acontecerá às 9h30, no cartório eleitoral da 4ª Zona, em Sapé. O reprocessamento vai gerar nova lista de eleitos e suplentes de vereadores, diplomando assim os novos vereadores que deverão tomar posse em seguida na Câmara Municipal de Sapé.
O Portal GPS ouviu políticos e autoridades no assunto e, apesar de o reprocessamento só acontecer amanhã (09), a “recontagem paralela” já dá conta de que, com a cassação dos mandatos de Teresinha do Peixe e Pedro Ramos Cabral, assumem os suplentes Marcus Aurélio de Sena Silva, conhecido como Marquinho Sena (PP – Partido Progressista) e Wilson Cavalcante (PSDB). Os suplentes do Cidadania não podem assumir neste caso pois a chapa inteira (eleitos e suplentes) foi cassada com a decisão do TRE-PB.
Marquinho Sena é atualmente Secretário Municipal de Agricultura e Pesca do prefeito de Sapé, Sidnei Paiva (Podemos), e Wilson Cavalcante também já assumiu cargos de confiança na Secretaria Municipal de Saúde, mas hoje se declara oposição ao prefeito.
Mais uma cassação
Mais um vereador de Sapé teve os direitos políticos suspensos e deverá, em breve, perde o cargo. O vereador José Roberto dos Santos Silva (Progressistas), conhecido popularmente como Nêgo Simplício, e o ex-vereador Robson Guedes de Vasconcelos (PSDB), o Coruja, foram condenados a pagamento de multas, prestação de serviços à comunidade e à suspenção dos direitos políticos. As penas foram atribuídas no Processo nº 0001022-89.2018.8.15.0351 que apura o crime de denunciação caluniosa atribuído pelos condenados ao ex-presidente da Câmara Municipal de Sapé, Luiz Ribeiro Limeira Neto.
Com a perda do mandato, Nêgo Simplício ainda pode recorrer da condenação, mas, até o momento, o parlamentar encontra-se inelegível e, em se mantendo a condenação, a suplente, Cibele Cabral da Silva (Progressistas) deverá assumir o cargo de vereadora. Cibele atualmente é Secretária Executiva de Planejamento da Prefeitura de Sapé.
Depois de tantas mudanças na Câmara, o prefeito ainda pode manter ou reconduzir seus secretários nos cargos e assim os suplentes de Marquinho Sena e Cibele podem chegar a assumir os cargos de vereadores, mas isso pode ser apenas especulações dos próximos capítulos da conturbada “novela política” de Sapé.
Veja nos links abaixo mais notícias do Porta GPS relacionados aos processos que resultaram na perda dos mandatos dos vereadores.
Da Redação do Portal GPS
- Justiça Eleitoral indefere candidatura de Arquimedes Natércio, presidente da Câmara Municipal de Sapé - 10 de setembro de 2024
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024