Iracilda Cavalcante e Mecíades Brito assinam contrato de comodato com vigência de 20 anos com posterior conversão em doação. Entidade pede doações para a construção da sede
Por Jorge Galdino – Jornalista
A diretora do Núcleo Integrado de Prevenção e Posvenção do Suicídio (Nipps), Iracilda Cavalcante de Freitas, e o presidente da Cidade Cristã, Melcíades Jose de Brito, assinaram um contrato de comodato de um terreno para a construção da sede do Nipps em Sapé. O terreno de 840m2 fica localizado na Cidade Cristã e o contrato prevê o usufruto do imóvel por um período de 20 anos, com a conversão automática em doação após esse período.

Com a conquista do terreno, a diretoria do Nipps agora parte para a construção da sede da entidade, que funciona provisoriamente em um prédio locado no bairro Santa Luzia em Sapé. O Nipps oferece serviços voluntários de assistência psicológica na prevenção e posvenção ao suicídio e, para manter as atividades, disponibiliza até um brechó com venda de livros, roupas e assessórios em sua sede.

O trabalho do Nipps envolve escuta qualificada e uma rede comunitária de apoio formada por profissionais voluntários que oferecem um atendimento integral, com direito a apoio psicológico e nutricional, práticas terapêuticas e até orientação financeira. São três meses de acompanhamento contínuo. “O Nipps é um serviço integral, porque entendemos que o sujeito é um sujeito integral. Se a pessoa com ideação suicida não consegue resolver sua situação financeira, ela terá escuta psicológica e assessoria financeira. Precisamos agir diretamente na causa”, explica Iracilda.

Para a construção da sede própria no terreno doado, Iracilda lançou uma campanha de arrecadação de recursos. “O terreno foi doado por Melcíades Brito, lá na Cidade Cristã e agora precisamos construí a sede. Convido as pessoas a conhecerem nosso trabalho já em funcionamento em Sapé e se integrarem nessa causa. Pedimos a colaboração de um valor no equivalente a uma saca de cimento. Ampliando nossa atuação estamos salvando mais vidas e atendendo a quem precisa de ajuda”, disse Iracilda Cavalcante.

Quem quiser colaborar com a edificação da sede do Nipps pode fezer doações através da chave PIX 35310472000125 (CNPJ do Nipps).
Prevenção e posvenção ao suicídio
O Núcleo Integrado de Prevenção e Posvenção do Suicídio (Nipps) vem fazendo, desde 2019 em João Pessoa e agora no município de Sapé, um trabalho social e voluntário. Para a psicóloga Iracilda Cavalcante de Freitas, fundadora e presidente da associação, prevenção não é apenas impedir o ato em si, mas evitar que ele se transforme na única resposta possível para a dor, o que começa muito antes da crise. “Precisamos mostrar às pessoas que a dor é passageira, seja ela causada por divórcio ou luto familiar. Muitas vezes, são questões que parecem sem solução, mas são momentâneas. Quando o indivíduo encontra saídas, também encontra motivos para viver”, diz.
Iracilda defende que a saúde mental esteja presente no dia a dia, mostrando que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas um ato de coragem. A raiz do problema, segundo ela, está na forma como as pessoas encaram os desafios da vida — algumas lidam melhor, outras nem tanto. “A melhor prevenção é ensinar o indivíduo, desde pequeno, a resolver suas questões”, reforça.
Iracilda é natural de Sapé (PB), é doutora pelo programa de Pós-Graduação de Ciências das Religiões PPGCR/UFPB, psicóloga (2022) com pesquisa concentrada na temática do suicídio, graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004); mestra também em Ciências das Religiões e doutora em Letras, também pela Universidade Federal da Paraíba (2011); e pós-doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); entre outras formações.
Da redação do Portal GPS.

- Sindicato dos Jornalistas da Paraíba celebra 67 anos com sede reformada e avanços na reestruturação - 28 de janeiro de 2026
- Canetas emagrecedoras irregulares são apreendidas pela Agevisa e pela Polícia Civil no município de Sapé - 22 de janeiro de 2026
- Garibaldi Pessoa diz que prefeito de Sapé “golpeou os sapeenses” com a criação da nova taxa de iluminação - 8 de janeiro de 2026


