Boletins do Governo do Estado apontam Sapé em último lugar em vacinação no Estado e figurando no mapa de risco de surto de doenças causadas por insetos
Por Jorge Galdino – Jornalista
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (29), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no Estado. A publicação aponta que, até o dia 27 de maio, a Paraíba totaliza 1.292 registros de casos graves, o que corresponde a 26% de registros quando comparado com a última semana. Em Sapé, duas vidas foram perdidas para as síndromes respiratórias não covid e o município está em último lugar em vacinação entres os municípios do Estado.
O boletim aponta ainda que os vírus Sincicial (VRS), Influenza B e Rinovírus seguem com maior percentual de identificação. Até o momento, 31 vidas foram perdidas para as síndromes respiratórias não covid. Deste total, 14 tinham entre 15 dias e 9 anos de idade e ocorreram nos municípios de Alagoa Grande (1), Cabedelo (1), Conde (1), João Pessoa (4), Monteiro (2), Santa Luzia (1), Sapé (02) e Sousa (2). No momento, a Paraíba possui mais três óbitos em investigação, sendo dois de crianças e um em adulto.
Nas últimas avaliação das últimas semanas epidemiológicas, verificou-se que prevalece a detecção dos vírus Sincicial (VSR), Influenza B e SARS-CoV-2 dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dos casos notificados, observa-se 564 casos confirmados em exames de RT-PCR que deram positivo para síndrome respiratória, com predominância geral na faixa etária menor de 1 ano, com 46,41%. Desse total, ao se observar os vírus, percebe-se maior quantitativo da faixa etária menor de 1 ano para Vírus Sincicial (VRS) representando 66,45%.
A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância de a população se manter protegida contra a forma grave das doenças respiratórias por meio da vacina. O registro dos casos suspeitos de SRAG deve ser realizado por todos os estabelecimentos de saúde que atendem os pacientes hospitalizados e alerta que este é o período sazonal para vírus respiratórios.
Sapé em último lugar na campanha de vacinação contra Influenza
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza. O prazo para tomar a dose vai até o dia 30 de junho. A oferta do imunizante para a população será de acordo com a disponibilidade de doses em cada município.
A Nota Informativa nº 37 do Governo do Estado, divulgada no último dia 29, avaliou o desempenho dos municípios paraibanos na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. 17 municípios não atingiram sequer 50% de cobertura vacinal, sendo Sapé o município com a cobertura mais baixa do Estado, com 35,23% de cobertura vacinal dos grupos prioritários.
76 municípios já atingiram a meta da cobertura vacinal da campanha, sendo São José dos Cordeiros o primeiro lugar do Estado com 105,59%.
Sapé no mapa de risco de surto
O Governo do Estado divulgou, hoje (01), o Boletim Epidemiológico – Arboviroses Urbanas nº 06, com dados sobre o cenário epidemiológico, laboratorial e entomológico das arboviroses urbanas no estado da Paraíba.
O Sistema de Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti .
O LIRAa/LIA trata-se, fundamentalmente, de um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida, com vistas a fortalecer o combate vetorial, direcionando as ações de forma otimizada para as áreas identificadas de maior risco. Funciona como uma carta de navegação. Sem essa informação atualizada, a efetividade das medidas de controle será prejudicada, pois haverá dificuldades em identificar as áreas com os maiores índices de infestação pelo Aedes Aegypti
O 2º LIRAa/LIA-2023 foi realizado pelos municípios paraibanos, no período de 10 a 14 de abril do corrente ano. Os 223 municípios realizaram a atividade de pesquisa entomológica.
De acordo com os resultados enviados, 20,62% dos municípios paraibanos apresentaram índices que demonstram situação de risco para ocorrência de surto, sendo eles: Sapé, Picuí, Cacimba de Dentro, Casserengue, São José do Brejo do Cruz, Nova Floresta, Teixeira, Frei 15 Martinho, Alagoa Nova, Araruna, Maturéia, Pedra Lavrada, Alagoinha, Cuité, Brejo do Cruz, Salgadinho, Remígio, Aguiar, Várzea, Itatuba, Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Pedras de Fogo, Santa Cruz, São Domingos, Brejo dos Santos, Cubati, Massaranduba, Caldas Brandão, Solânea, Boa Ventura, Alagoa Grande , Santana dos Garrotes, Barra de Santa Rosa, Pedra Branca, Puxinanã, Barra de São Miguel, Baraúna, Patos, Juazeirinho, Cajazeirinhas, Areia de Baraúna, Gado Bravo, Piancó, Serra Branca e Serraria.
Acerca da situação em alerta, observa-se 60,08% municípios e 43 municípios (19,28%) em situação satisfatória. Desses, 07 municípios (16,27%) apresentaram índice de infestação predial zero.
Nos imóveis inspecionados neste Levantamento entomológico, os focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados nos domicílios, predominantemente, nos reservatórios de água ao nível de solo para armazenamento doméstico, como toneis, tambor, tinas, depósitos de barro, potes, moringa, filtros, caixa d’água no solo e Cisternas, pequenos depósitos móveis como vasos, frascos, garrafas, recipientes de gelo, bebedouros em geral, lixo, materiais descartáveis, calhas, lajes, ralos, sanitários em desuso, pneus, tronco de árvores, ocos de pedras, bromélias e outros reservatórios.
Uma pesquisa entomológica trata de uma área da biologia dedicada a estudar as características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos, além da relação que estabelecem entre si, com o homem, com outros animais, com as plantas e com o meio ambiente em geral.
Veja abaixo boletim epidemiológico e nota técnica do Governo do Estado da Paraíba.
Da Redação do Portal GPS com dados do Governo do Estado da Paraíba.
- CONSENSO – Nova rodada de negociações destrava pontos polêmicos da Convenção Coletiva dos jornalistas da Paraíba - 3 de novembro de 2024
- PESCADOR DE ILUSÃO – Operação da Polícia Federal investiga possível fraude no recebimento do Seguro Defeso em Sapé - 9 de outubro de 2024
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024