O paciente que morreu por Chikungunya trata-se de um homem que tinha 57 anos e residia na cidade de Sapé-PB
Por Jorge Galdino – Jornalista
Nesta terça-feira (27), foi confirmada a primeira morte no Estado, em 2024, por causa da Chikungunya. A vítima foi um homem, de 57 anos de idade, do município de Sapé. De acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Saúde, ele testou positivo para a doença e apresentava hepatopatia (doença crônica do fígado).
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a primeira vítima da Dengue foi uma mulher de 24 anos, moradora do município de Camalaú. Além de febre, a jovem apresentou sintomas de taquicardia, cefaleia, vômito, náuseas, dor abdominal, entre outros.
A Chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem a Dengue e o Zika Vírus. A doença é caracterizada por febre alta, dores articulares intensas, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e erupções cutâneas. Em casos graves, pode levar à morte, principalmente em pessoas com condições de saúde pré-existentes. Em 2023, o Brasil registrou mais de 1,3 milhão de casos de Chikungunya.
Na segunda-feira (26), a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia confirmado a segunda morte por Dengue na Paraíba neste ano. As informações oficiais são de que a paciente foi uma mulher de 42 anos, da cidade de Conde, Litoral Sul da Paraíba. Ela morreu no dia 19 desse mês, cinco dias após contrair a dengue.
Ela já tinha comorbidades, entre elas hipertensão, diabetes e leucemia. Ao contrair Dengue, a doença acabou evoluindo para sangramento, que antes era chamado de dengue hemorrágica e hoje classificam como dengue grave.
Ao todo, até o momento são 3 mortes por arboviroses este ano na Paraíba. Conforme a SES, outros quatro óbitos estão em investigação. A Secretaria informou ainda que em 2024 já foram registrados 1.611 casos prováveis de arboviroses no Estado, sendo 1.441 casos de Dengue, 158 de Chikungunya e 12 de Zika.
Da Redação do Portal GPS.
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024
- Irmãos Feliciano disputam prefeitura de Sapé para tentar impedir reeleição do atual chefe do Executivo - 21 de agosto de 2024