Rubinho Lucena vota contra projeto do prefeito depois de exoneração da família e de aliados. Episódio expõe empreguismo na prefeitura de Sapé em troca de apoio político
Por Jorge Galdino – Jornalista
O voto contrário do vereador Rubens Luís Lucena da Silva (Rubinho Lucena) ao Projeto de Lei Complementar nº 073/2025, que cria a ‘nova taxa de iluminação pública’, evidenciou um rompimento na base de apoio do prefeito Sidnei Paiva de Freitas (Republicanos), revelando uma significativa fratura política na base de sustentação do governo na Câmara Municipal e para as eleições legislativas do próximo ano.
A projeto, aprovado no último dia 11, tenta assegurar a continuidade da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), atualmente contestada judicialmente. A aprovação ocorreu na última sessão legislativa do período, com apenas dois votos contrário: da vereadora Teresinha do Peixe (a única que se declara oposição ao prefeito) e do vereador Rubinho.
Origem do Conflito

A aparente defesa de interesses populares por parte do vereador é interpretada como uma retaliação direta a recentes atos do Executivo. Dois dias antes da votação, o prefeito exonerou a esposa e os pais do vereador, e a escalada de demissões teria atingiu cerca de 20 aliados políticos de Rubinho Lucena, todos ocupantes de cargos comissionados ou contratados na administração municipal.
As exonerações são atribuídas a desalinhamentos políticos no contexto da articulação eleitoral para 2026. O prefeito busca consolidar apoios para sua esposa, Denise Ribeiro (pré-candidata a deputada estadual), e para Hugo Motta (pré-candidato a deputado federal).
A mudança de posicionamento de Rubinho Lucena indica um novo alinhamento político, com o vereador sinalizando apoio a Ruy Carneiro (federal) e Fábio Ramalho (estadual) nas eleições do próximo ano.
O incidente expõe a prática de alocação de um volume considerável de cargos públicos para vereadores em troca de apoio legislativo e eleitoral, conhecido como empreguismo, evidenciando a utilização da máquina administrativa como instrumento de negociação política.
Leia mais sobre a “nova taxa de iluminação” no link abaixo.
PRESENTE DO CENTENÁRIO – Prefeito institui nova Contribuição de Iluminação Pública em Sapé
Da redação do Portal GPS.
- Voto contra a ‘nova taxa de Iluminação’ expõe crise na base aliada do prefeito de Sapé - 12 de dezembro de 2025
- PRESENTE DO CENTENÁRIO – Prefeito institui nova Contribuição de Iluminação Pública em Sapé - 11 de dezembro de 2025
- EM SAPÉ – Autoridades negligenciam fiscalização de venda e soltura de fogos com estampidos - 3 de dezembro de 2025


