Após 10 anos à frente da instituição, presidente faz avaliação da gestão e sucessão destacando atuação ambiental e reformas estruturantes no Clube
A Associação Atlética Banco do Brasil de Sapé (AABB-Sapé) estará, nas próximas semanas, preparando a sucessão administrativa e fiscal para o mandato 2023/2026, seguindo o estatuto social da entidade. O processo eleitoral tem início com os editais para a escolha da comissão e elaboração do calendário eleitoral, e se conclui com a posse dos membros eleitos da nova diretoria e conselho fiscal no início do próximo ano. A AABB-Sapé foi fundada em 23 de agosto de 1979 e constitui um complexo esportivo e social com dois hectares que disponibiliza diversas áreas destinadas à prática de esportes e atividades sociais.

A AABB-Sapé passou recentemente por reformas estruturantes em que toda a instalação elétrica foi trocada e adequada aos padrões técnicos de segurança e eficiência, atualizou o plano de segurança, prevenção a incêndio e acessibilidade, recebendo a aprovação do corpo de bombeiros e agora procura renovar a questão paisagística, pintura e recuperação de ambientes. A associação também desenvolve importantes trabalhos ambientais e sociais em parceria com o Centro de Conscientização, Defesa Ambiental e Social (Cedams). “A AABB mantém funcionando duas piscinas que são utilizadas para prática de esportes e banhos recreativos, além de salão social, bar, campo de futebol society e outros espaços, mas temos dificuldades em manter o funcionamento básico do clube por conta do desinteresse da sociedade, das empresas e das autoridades. Sofremos um forte abalo em decorrência da pandemia de Covid-19 e ainda estamos tendo problemas no pós-pandemia com o agravamento da crise econômica”, disse Jorge Galdino, presidente da AABB-Sapé.
Veja as ações da AABB-Sapé nos links abaixo:
http://aabbsape.blogspot.com/2020/05/parcerias-entre-aabb-sape-cedams-e_2.html
http://aabbsape.blogspot.com/2020/05/parcerias-entre-aabb-sape-cedams-e.html
Ainda com um quadro reduzido de associados e com problemas de caixa para manter a instituição, a atual gestão está tentando reativar as atividades no clube e despertar o interesse da comunidade e dos próprios integrantes do Banco do Brasil. “Estou na direção da AABB-Sapé desde 2012. São dez anos de muita luta, sacrifícios pessoais, crises econômicas, pandemia, problemas estruturais de todos os tipos, e estamos mantendo o clube funcionando entre trancos e barrancos, agora terei que deixar a direção, pois passei dois mandatos como presidente, tive uma prorrogação de mandato atendendo a um calendário eleitoral nacional da Federação das AABBs e passei um tempo com interventor, tudo isso somou dez anos de gestão e agora terei que passar o bastão para que outro gestor dê continuidade ao trabalho e isso ocorrerá nas próximas semanas com o início do processo eleitoral”, ressaltou Galdino.

Mesmo diante de todo o esforço, a crise provocada pelo Coronavírus agravou a situação que já estava precária. Ano passado, a AABB-Sapé ficou cinco meses fechada por conta de lockdown imposto por decretos e funcionou precariamente nos outros meses do ano. Este ano, ainda não conseguiu reestabelecer a normalidade do funcionamento, o que vem causando uma queda expressiva no quadro associativo, deixando o clube em dificuldades financeiras. “Muitos associados perderam o emprego e se desligaram do clube, outros não conseguem manter as mensalidades em dia. Tudo isso vem agravando as finanças da AABB, que tem que manter as piscinas limpas, pagar faturas de energia, encargos, contabilidade, manutenção predial e tudo o que uma empresa necessita para sobreviver. Não sabemos quanto tempo vamos aguentar nessa situação, inclusive tivemos que fazer um parcelamento com a Energisa para não termos o serviço interrompido”, lamentou o presidente.

Dez anos de gestão
Em 2012, a AABB-Sapé encontrava-se à beira do fechamento, com 9 meses sem diretoria constituída, mais de 9 meses de salários atrasados de dois funcionários, documentação de funcionamento inexistente ou defasada, estrutura física do clube comprometida e falta e escrituração contábil. Com esse quadro, a então gerência do Banco do Brasil de Sapé à época preparava o fechamento e venda do clube. Dez anos depois, o quadro apresenta uma melhora significativa, com reforma e melhorias na estrutura física, atualização das questões trabalhistas, fiscais e contábeis.

Mesmo diante de muitas dificuldades, o clube passou na última década por reformas, criação de novos ambientes, pagamento do passivo trabalhista e modernização das rotinas administrativas. “Passamos por dificuldades de todos os tipos, mas conseguimos nesses dez anos pagar dívidas trabalhistas, indenizando funcionários através de acordos homologados na justiça do trabalho, estruturamos todo o projeto de combate a incêndio, já aprovado pelo corpo de bombeiros, informatizamos a gestão de associados, criamos novos ambientes e promovemos várias reformas na estrutura física do clube. Executamos todo o projeto elétrico que atualmente conta com instalações seguras e dentro dos padrões técnicos exigidos, atuamos fortemente no marketing e na questão ambiental em parceria com o Cedams, dentre outros avanços que conquistamos a custo de muito trabalho e dedicação”, avaliou Galdino.

A atual legislação vigente impede a recondução do presidente por mais de dois mandatos consecutivos, assim, o dilema atual da AABB-Sapé é o interesse pela composição dos conselhos de administração e fiscal que têm obrigatoriamente de conter pelo menos cinco funcionários efetivos do Banco do Brasil. São aproximadamente 900 AABBs espalhadas por todo território nacional, e a maioria desses clubes passa por dificuldades, pois sofrem concorrência direta de condomínios, shoppings e até da internet. “As pessoas perderam o interesse pela vida social em clubes depois do surgimento dos jogos eletrônicos, streams de filmes, estruturas desportivas e festivas dos condomínios e outros atrativos como shoppings, cinemas, balneários e outras opções de lazer. Os clubes sofrem para manter suas atividades e as AABBs não fogem à essa regra”, disse Jorge Galdino, já fazendo uma avaliação do momento atual do associativismo no país.

As articulações para a sucessão da gestão na AABB-Sapé já estão em andamento entre os funcionários das agências do Banco do Brasil de Sapé e Mari, já que a composição dos conselhos de administração e fiscal tem que conter obrigatoriamente funcionários do banco, contudo, o pequeno quadro de associados comunitários e o desinteresse dos funcionários do banco pela gestão do clube pode levar ao fechamento da AABB no município.
Clique no link abaixo e veja fotos da AABB-Sapé-PB.
Assista abaixo a vídeos atuais da AABB-Sapé-PB.
Da redação do Portal GPS com a AABB-Sapé.
- Presidente parabeniza Sindicato dos Jornalistas pelos 66 anos de fundação - 31 de janeiro de 2025
- Vereadores de Sapé aumentam verba de gabinete em 60% na primeira sessão extraordinária do ano. Gastos extras podem chegar a quase R$ 3 milhões - 30 de janeiro de 2025
- Centenário de Elizabeth Teixeira, símbolo das Ligas Camponesas na Paraíba, acontece de 13 a 15 de fevereiro em Sapé - 22 de janeiro de 2025