Secretário Municipal de Caaporã atua irregularmente em processos de Normandinho e dos vereadores da bancada do prefeito de Sapé. Denúncia de sociedade entre advogados foi protocolada no TCE-PB
Por Jorge Galdino – Jornalista
O presidente da Associação Brasileira de Advocacia Municipalista (Abam) e representante da comissão nacional da advocacia municipalista junto ao Conselho Federal da OAB (CFOAB), Marco Aurélio Villar, após contato de nossa reportagem, enviou mensagem à redação do Portal GPS avisando que recebeu com preocupação a notícia de que advogados do prefeito de Sapé estariam atuando nos processos movidos pela bancada de vereadores do Executivo para questionar a eleição da Câmara para o biênio 2023/2024. A denúncia foi feita no último domingo (08), em entrevista do presidente do Legislativo Sapeense, Abraão Júnior (Podemos), ao Portal GPS.
As colocações feitas por Abraão em relação aos advogados são baseadas em uma denúncia protocolada em novembro do ano passado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em que o denunciante, Marcos Antônio Gregório de Sousa, afirma que os advogados Fábio Rocha Galdino e Tadeu Coatti Neto seriam sócios.
O escritório de Antônio Fábio Rocha Galdino e Tadeu Coatti Neto foi contratado pela prefeitura de Sapé e Fábio representa o prefeito Sidnei Paiva (Podemos) nas questões relacionadas à prefeitura, enquanto Tadeu Coatti está trabalhando na defesa de Normando Paulo de Souza Filho (Normandinho), ex-secretário de finanças do município de Sapé, e ainda representa os vereadores da bancada do prefeito na Câmara nos processos que questionam a eleição legislativa da casa.
Na nota enviada à redação do Portal GPS, Marco Villar disse que vai apurar imediatamente o caso na OAB e CFOAB. “Recebo a notícia de possível caso que, caso confirmado, configura afrontaria o estatuto da OAB, código de ética, desta forma é meu dever encaminhar as informações para serem apuradas imediatamente em toda sua extensão junto a OAB e ao CFOAB, haja vista que a Ordem dos Advogados e as associações classistas municipalistas, defendem a lisura da atuação dos profissionais, e estamos atentos tanto para defender, se for o caso, os advogados citados, quanto para aplicar as penalidades possíveis. Uma vez que não há compromisso com ilegalidades cometidas por quem quer que seja o integrante da advocacia”, Disse Villar.
Advogado dos vereadores de Sapé é também secretário municipal em Caaporã
Outra denúncia que será apurada por Marco Villar é a atuação irregular do advogado Tadeu Coatti Neto, que atua como advogado da bancada do prefeito de Sapé. Tadeu atualmente exerce o cargo em comissão de Secretário de Controle Interno, Transparência e Ouvidoria do município de Caaporã-PB, o que o impediria de exercer a função de advogado até mesmo pela dedicação exclusiva que o cargo em comissão requer. O próprio código de ética do município de Caaporã impõe impedimentos para a dupla atuação do secretário.
Tadeu Coatti também mantém relações com o prefeito de Sapé, Sidnei Paiva (Podemos), sendo convidado inclusive para eventos oficiais patrocinados pela Prefeitura de Sapé.
Acesse o site da Abam
Processo dos vereadores em que os dois advogados atuam.
Veja abaixo procurações de Normandinho e do prefeito Sidnei Paiva.
Da Redação do Portal GPS.
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024
- Irmãos Feliciano disputam prefeitura de Sapé para tentar impedir reeleição do atual chefe do Executivo - 21 de agosto de 2024