Novos conselheiros representam 9 setores relacionados à educação e devem atuar na fiscalização dos recursos do Fundeb e do antigo Fundef
Da Redação do Portal GPS
O prefeito de Sapé nomeou os novos conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) através da Portaria 237/2020 de 02 de julho deste ano.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB é um colegiado formado por representações sociais variadas e sua atuação deve acontecer com autonomia, sem subordinação e sem vinculação à administração pública. Com essas características, o Conselho não é unidade administrativa do governo local, porém sua atuação deve ser pautada no interesse público, buscando o aprimoramento da relação formal e contínua com a administração pública local, responsável pela gestão e aplicação dos recursos do Fundo, para que o acompanhamento seja efetivo.
Em Sapé, com o recebimento de recursos milionários do antigo Fundef, o Conselho do Fundeb será de extrema importância, já que a administração pública não apresentou qualquer plano de investimentos desses recursos, e cabe aos conselheiros a missão dupla de fiscalizar a aplicação dos dois fundos (Fundeb e Fundef).
O Fundeb substituiu o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) que vigorou entre 1998 e 2006. O fundo atual é uma evolução do mecanismo anterior porque, apesar de utilizar a mesma metodologia, passou a redistribuir um conjunto maior de impostos observando todas as matrículas da Educação Básica, e não apenas as do Ensino Fundamental.
Os conselheiros representam 9 seguimentos da sociedade civil e do poder público, dentre eles os pais de alunos, professores, diretores, técnicos administrativos e conselho tutelar. Dos quase R$ 12 milhões recebidos no último dia 11 pela prefeitura de Sapé, 60% serão rateados com os professores e dos 40% será pago um salário mínimo ao pessoal de apoio. Após essa distribuição, o saldo dos recursos será aplicado na estrutura da educação municipal, e tanto o rateio quanto a aplicação do saldo restante devem ser fiscalizados para garantir o cumprimento da lei e a melhoria do setor educacional.
As atribuições do Conselho são:
Para realizar o acompanhamento do Fundeb, o Conselho tem a atribuição de:
- Analisar os demonstrativos relacionados que devem ser permanentemente colocados pelo Poder Executivo à disposição do colegiado, para acompanhamento das ações realizadas com os recursos recebidos do Fundo:
- Verificar os aspectos relacionados à aplicação de recursos, podendo requisitar ao Poder Executivo cópia dos documentos que julgar necessários ao esclarecimento de quaisquer fatos relacionados à aplicação dos recursos do FUNDEB, especialmente sobre:
- Despesas realizadas;
- Folhas de pagamento dos profissionais de educação;
- Convênios firmados com instituições públicas (comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos) que oferecem atendimento na educação básica.
- Realizar visitas para verificar:
- O andamento de obras e serviços realizados com recursos do Fundo;
- A adequação e a regularidade do transporte escolar;
- A utilização de bens adquiridos com recursos do Fundo.
- Instruir, com parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas. O parecer deve ser apresentado ao Poder Executivo respectivo até 30 dias antes do vencimento do prazo para apresentação da prestação de contas ao Tribunal.
- Supervisionar o Censo Escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária anual. Esta atividade tem o objetivo de assegurar que os dados do Censo sejam apresentados adequadamente, no prazo estabelecido, e que o orçamento seja elaborado de forma que os recursos sejam programados de acordo com a legislação, principalmente se está contemplando a educação básica e se o mínimo de 60% do total anual está assegurado para fins de remuneração do magistério.
Além do Fundeb, o Conselho atua no acompanhamento da aplicação de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, inclusive no recebimento, análise e emissão de parecer sobre as prestações de contas desse Programa.
Veja abaixo a composição e representação do atual Conselho em Sapé:
ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ
GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº 237/2020 SAPÉ, EM 02 DE JULHO DE 2020.
O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ, Estado da Paraíba, no uso das atribuições que lhe confere o art. 68, inciso XI c/c o arto. 88, inciso II, todos da Lei Orgânica do Município de Sapé, CONSIDERANDO, a Portaria nº 481/2013/FNDE de 11 de outubro de 2013;
RESOLVE,
Art. 1º – Nomear os membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB) do Município de Sapé, a saber,
I – Representantes do Poder Executivo Municipal:
Carlos Eduardo de Mendonça – Membro Titular;
Ana Cristina de Lima Coutinho – Membro Suplente.
II – Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
Sylvia Luciana Lima HolmesMadruga – Membro Titular;
José Jackson Brito da Silva – Membro Suplente.
III – Representantes dos Professores da Educação Básica Pública:
Maria do Carmo Gomes Ferreira – Membro Titular;
Vânia Oliveira da Silva – Membro Suplente.
IV – Representantes dos Diretores das Escolas Básicas Públicas:
Eliane Trajano Martins – Membro Titular
Miriam Virgínio do Nascimento – Membro Suplente.
V – Representantes dos Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas Públicas:
Marcos Antônio Leite do Nascimento – Membro Titular;
Geanne Lourenço da Silva – Membro Suplente.
VI – Representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública:
Roberta Gomes da Silva – Membro Titular;
Marilene Ferreira Gonçalo – Membro Suplente;
Daiza Ramos Pereira – Membro Titular;
José Eduardo Cândido da Silva – Membro Suplente.
VII – Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública:
Luzimar da Silva Santos – Membro Titular;
Mariselma da Silva Genuíno – Membro Suplente;
Mônica Noberto da Silva – Membro Titular;
José Barbosa Pinto – Membro Suplente.
VIII – Representantes do Conselho Municipal de Educação:
Josinalva Gomes da Silva – Membro Titular;
Kamila Melo de França Soares – Membro Suplente.
IX – Representantes do Conselho Tutelar:
José Araújo da Silva – Membro Titular;
Ana Tereza do Nascimento Pereira Ribeiro – Membro Suplente.
Art. 2º – Os membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB) do Município de Sapé, não serão remunerados pelas atividades exercidas, sendo consideradas como serviços relevantes prestados ao Município.
Parágrafo Único – O mandato dos membros do Con Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB) do Município de Sapé, será de 02 (dois) anos.
Art. 3º – Esta portaria entra em vigor a partir da data da sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito, em 02 de julho de 2020.
FLÁVIO ROBERTO MALHEIROS FELICIANO
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024
- APELAÇÃO – Prefeito de Sapé tenta manter taxa de iluminação e questiona publicação da Câmara Municipal - 23 de setembro de 2024
- OPERAÇÃO ABAFA – Presidência da Câmara de Sapé esconde reajuste de salário do prefeito - 16 de setembro de 2024