Depois de ter a candidatura indeferida, Teresa Carneiro tenta voltar à disputa como substituta de Antônio Nosman Barreiro, que renunciou após também ter o registro barrado pela Justiça Eleitoral
Por Jorge Galdino – Jornalista
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) precisou mudar sua chapa para deputado estadual na Paraíba depois que a Justiça Eleitoral barrou dois candidatos do partido. Um dos nomes era Maria Teresa Carneiro Feliciano, que teve o registro negado por problemas na documentação. O outro era Antônio Nosman Barreiro, que também teve a candidatura indeferida e, depois disso, decidiu renunciar.
Segundo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Teresa Carneiro foi barrada porque não corrigiu, dentro do prazo, falhas apontadas pela Justiça. Entre os problemas estavam uma foto fora do padrão exigido e certidões criminais da Justiça Estadual de 1º e 2º graus que não estavam legíveis. Como a documentação não foi regularizada, o pedido de registro foi indeferido.
Justiça Eleitoral indefere candidatura de Teresa Carneiro por irregularidades em documentação
Com a candidatura de Teresa negada, o MDB também enfrentou outro problema: o registro de Antônio Nosman Barreiro foi indeferido. Após a decisão, Nosman renunciou à candidatura. A partir dessa renúncia, o partido apresentou Teresa Carneiro como substituta para ocupar a vaga na chapa.

O TRE-PB publicou o Edital de Substituição nº 62 no último dia 03/09 e Teresa já aparece com uma nova foto e a situação da candidatura consta como “Aguardando julgamento” e caberá a qualquer candidata ou candidato, partido político, federação, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do edital, impugnar, em petição fundamentada, o pedido de registro de candidatura. No mesmo prazo e forma, qualquer cidadã ou cidadão no gozo de seus direitos políticos, poderá dar notícia de inelegibilidade.
A troca de candidatos é permitida pela legislação eleitoral em situações como renúncia, indeferimento ou impedimento. Mesmo assim, o novo pedido não é automático. A Justiça Eleitoral ainda precisa analisar se Teresa Carneiro pode disputar a eleição como substituta de Nosman.
Os documentos do processo mostram que a substituição foi feita depois da renúncia de Nosman. Em seguida, o MDB entrou com o pedido para registrar Teresa Carneiro na vaga deixada por ele. O caso ainda deve passar por análise do Ministério Público Eleitoral e por uma nova decisão da Justiça.
Na prática, Teresa tenta voltar à disputa por outro caminho. Em vez de apenas contestar o indeferimento anterior, ela agora aparece como nome indicado pelo partido para substituir um candidato que desistiu da eleição.
Teresa Carneiro já concorreu em outras eleições. Em 2022, tentou uma vaga de deputada estadual. Em 2024, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Sapé. Nas duas ocasiões, não foi eleita. Agora, busca novamente participar da eleição pelo MDB.
Até a decisão final, a situação segue indefinida. Caberá à Justiça Eleitoral decidir se Teresa Carneiro poderá ser registrada como candidata do MDB a deputada estadual na Paraíba em 2026.
Confira no link abaixo a íntegra do Edital.
Da redação do Portal GPS.
Publicidade
- MDB troca candidato após Justiça barrar dois nomes na Paraíba - 7 de setembro de 2026
- Sociedade Espírita Sapeense celebra 50 anos com programação especial da 13ª Semana Espírita - 4 de setembro de 2026
- Sociedade Espírita Sapeense e Cidade Cristã consolidam trajetória de fé, assistência social e serviço comunitário em Sapé - 3 de setembro de 2026


