A pandemia parece que acabou em Sapé, pois até festa com parque de diversões está acontecendo normalmente no Centro da cidade. Mesmo diante dessa suposta normalidade, os bancos continuam funcionando em regime de contingência, com barreiras sanitárias e com atendimento apenas para serviços que clientes e usuários não conselguem resolver nos canais alternativos. Segundo informações obtidas pelo Portal GPS, o Bradesco vai fechar nesta sexta-feira (04) por suspeita de contaminação por coronavírus no quadro funcional.
O Banco do Brasil está realizando triagem na entrada da agência e apenas clientes são atendidos em casos específicos. O atendimento no caixa está restrito a depósito de valores elevados. Cheques e boletos estão sendo compensados e pagos nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos). A agência do BB em Sapé dispõe de dois terminais de depósitos imediatos, em que as cédulas são depositadas sem a utilização de envelopes e os valores são contabilizados de imediato nas contas dos clientes. O BB também está realizando barreiras sanitárias com aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e medidas de distanciamento no interior da agência.
O Bradesco também restringiu o atendimento nos caixas e os clientes têm que realizar transações nos caixas eletrônicos como depósitos de cédulas e cheques, pagamento de boletos, TEDs e Docs. Por suspeita de contaminação de funcionários, a agência central do Bradesco de Sapé fecha nesta sexta-feira para medidas sanitárias e quarentena dos funcionários. O Bradesco também dispõe de terminais de depósito imediato.
O Banco do Nordeste também segue o contingenciamento direcionando os clientes para realizar as transações bancárias nos terminais de sua sala de autoatendimento. Nos birôs dos funcionários foram instaladas divisórias de acrílico e o caixa atende apenas casos específicos que não podem ser tratados nos canais alternativos. O horário de atendimento presencial na agência do Banco do Nordeste em Sapé se encerra às 13h.
Já a Caixa Econômica Federal ainda não conseguiu resolver o problema das enormes filas que dobram o quarteirão. O atendimento da CEF é focado no pagamento de auxílio emergencial, Bolsa Família, Pis/Pasep, FGTS e outros programas sociais, o que resulta em uma grande quantidade de clientes e usuários que lotam a agência durante boa parte do mês. A Caixa em Sapé trabalha com equipe reduzida, com funcionários trabalhando no sistema home office por conta do enquadramento no grupo de risco da Covid-19.
Com exceção do Banco do Nordeste, os outros três estabelecimentos bancários disponibilizam serviços terceirizados como casa lotérica e correspondentes bancários. As salas de autoatendimento e os aplicativos (APPs) estão sendo bastante utilizados nesse período de contingência do atendimento bancário.
Em todas as agências bancárias existem funcionários afastados por conta da pandemia e os cuidados sanitários vêm sendo cumpridos, contudo, boa parte dos clientes ainda resiste aos apelos tecnológicos e quer ser atendida presencialmente para pagar um simples boleto, arriscando a saúde em ambientes fechados e com ar condicionado, como são características das agências bancarias.
Da Redação do Portal GPS.
- Justiça Eleitoral indefere candidatura de Arquimedes Natércio, presidente da Câmara Municipal de Sapé - 10 de setembro de 2024
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024