Sindicalistas solicitam da Superintendência do Trabalho fiscalização presencial nas agências. Sapé, Rio Tinto e Mamanguape têm o maior número de reclamações
Foto de capa: Josivaldo Ribeiro, Elário Martins, Paulo Marcelo, Jorge Galdino e Mauro Luna
Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado da Paraíba (FEEB-PB) e do Sindicatos dos Bancários de Mamanguape e Região (Sindbamar) foram recebidos na manhã desta quarta-feira (05) pelo superintende regional do trabalho, Paulo Marcelo de Lima e pelo auditor fiscal do trabalho, Mauro Luna, para tratar de fiscalização “in loco” de agências bancárias que estão com o quadro de funcionários reduzidos, prejudicando o atendimento ao público e sobrecarregando os trabalhadores desses estabelecimentos.

A reunião aconteceu na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, em João Pessoa, quando Elário Martins Tomaz e Jorge Galdino de Almeida, dirigentes do Sindbamar, e Josivaldo Ribeiro, representante da FEEB-PB relataram problemas como falta de funcionários, jornada de trabalho, cobranças de metas, reclamações de clientes e outros problemas identificados.

Na ocasião, também foi firmado um acordo para que a entidade promovesse fiscalização presencial nas agências bancárias. A base do Sindbamar abrange 9 municípios, dentre eles Sapé, Mamanguape e Rio Tinto, municípios esses com maior população e onde concentram-se mais reclamações de cliente e funcionários na região.
Mesmo diante das alegações de falta de verbas e de pessoal na Superintendência do Trabalho, um esforço concentrado deverá resultar em fiscalizações presenciais em agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Nordeste. Também poderá haver fiscalização à distância, de forma virtual, quando se apuram dados do próprio sistema bancário.
Os bancários se queixam que, em algumas agências, o quadro de funcionários caiu pela metade, mas o volume de atendimento só vem aumentando e a cobranças por metas continuam inalteradas.
“Nossa agência está com atendimento contingenciado, temos que escolher quais clientes serão atendidos no interior da agência e nossa preocupação é com idosos, que não têm afinidade com os canais digitais e precisam de atendimento presencial e prioritário, e com o retorno da prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS, que deve demandar ainda mais da agência”, disse um funcionário do Banco do Brasil que não quis ser identificado.
O sindicato também irá procurar órgãos como o Ministério Público da Paraíba, Procon e até a justiça para denunciar a sobrecarga de trabalho com a redução do quadro funcional e outras denúncias da categoria. O presidente do sindicato, Elário Martins Tomaz, disse que “isso não é um problema que atinge apenas Mamanguape e Região e sim toda a Paraíba”.
Da direção do Sindbamar.
RESUMO:
As reclamações nas cidades de Sapé, Mamanguape e Rio Tinto envolvem:
– Redução drástica do quadro de funcionários, gerando filas extensas e demora no atendimento;
– Metas abusivas impostas aos bancários, que afetam a saúde mental e aumentam o risco de assédio moral;
– Atendimento precário a idosos e aposentados, que enfrentam dificuldades com acessibilidade e suporte nos caixas eletrônicos.
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