Pelo menos 15 exonerações podem ser publicadas a qualquer momento no Diário Oficial. Secretária da pasta estaria sendo “fritada” por pressão política
A Secretaria Municipal de Educação de Sapé pode passar por uma mudança profunda nas próximas horas. Pelo menos é que se comenta nos bastidores com exonerações em massa de técnicos e pressão política pela cadeira da secretária Fernanda Mendes. Os motivos inicialmente seriam corte de gastos, mas a justificativa é falha, já que exonerar cargos técnicos enquanto se contrata quase 500 funcionários por excepcional interesse público não faz sentido.
As notícias dos bastidores é que o prefeito estaria isolando a secretária da pasta por pressão política, já que a secretaria de Educação sempre foi cobiçada por ser a que mais recebe recursos e que lida com um grande público interno e externo, enchendo os olhos de políticos.
No início da gestão, a secretária Fernanda Mendes foi muito elogiada pelo Prefeito Sidnei Paiva (Podemos) pelo seu caráter técnico e por ter sido sua professora e orientadora na faculdade. Fernanda é doutora da Universidade Federal da Paraíba. Em menos de quatro meses de gestão, o primeiro secretário exonerado foi Walter Serrano Machado Filho, da secretaria de Saúde, que também sofreu o mesmo processo de fritura.
A cobiça política pela Secretaria de Educação é histórica, pois a pasta possui o maior quadro efetivo, comissionado e contratado, está presente em todos os bairros e comunidades rurais e urbanas, apresentando uma grande capilaridade no município, além de ter o maior orçamento e de lidar com diversos projetos como merenda, transporte escolar, reformas de unidades de ensino, etc.
Vamos aguardar as ações anunciadas nos bastidores se confirmarem, quando faremos uma análise mais aprofundada da nova conjuntura. Educação é lugar de políticas públicas. A cobiça política/partidária, com finalidade eleitoral, pode comprometer a qualidade e a finalidade da pasta. O Portal GPS vai acompanhar de perto a gestão da educação e continuar fiscalizando e denunciando qualquer ingerência.
Covid-19 na Educação
A pandemia de Covid-19 atingiu em cheio a Secretaria de Educação de Sapé. Pelo menos 17 funcionários da pasta foram contaminados pelo novo Coronavírus, o que, segundo os próprios funcionários, afetou o andamento dos trabalhos. Até o pai da secretária faleceu recentemente vítima de Covid-19.
As escolas também continuam fechadas por força de decreto, procurando preservar professores, servidores e alunos, o que significa um desafio a mais no processo de ensino-aprendizagem.
Da Redação do Portal GPS.
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024
- APELAÇÃO – Prefeito de Sapé tenta manter taxa de iluminação e questiona publicação da Câmara Municipal - 23 de setembro de 2024
- OPERAÇÃO ABAFA – Presidência da Câmara de Sapé esconde reajuste de salário do prefeito - 16 de setembro de 2024