A Escola é destaque na rede estadual de ensino em Sapé. Avaliação marca o fim do curso Normal em Sapé e adesão ao ensino integral em nível médio
A ECI – Escola Cidadã Integral Cassiano Ribeiro Coutinho, conhecida como Escola Normal por ter mantido o curso médio do Magistério, aderiu este ano ao sistema integrado de ensino com disciplinas regulares e uma ampla carga horária diversificada com jornada dupla de estudos. A escola figurou em primeiro lugar dentre as instituições de ensino médio da rede estadual de ensino em Sapé, segundo Microdados do Enem 2019.
A Escola manteve por décadas o curso Normal, ou Magistério em nível médio. Com a mudança da legislação educacional que exige, no mínimo, ensino superior em Pedagogia ou Licenciatura para o Magistério, o curso Normal foi descontinuado, dando espaço ao ensino integrado, modalidade em que o aluno permanece dois turnos na escola. O Programa de Escola Cidadã Integral é um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba em 2016.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no último dia (26), os Microdados do Enem 2019 e a Evolucional consolidou as informações de forma que nos permite visualizar o desempenho das instituições de ensino de todo o Brasil, consolidando as notas dos alunos de cada escola participante. Dessa forma, é possível observar a evolução das escolas nos últimos três anos em Linguagens, Matemática e Redação. Os microdados do Inep se constituem no menor nível de desagregação de dados recolhidos por pesquisas, avaliações e exames realizados.
A divulgação das médias de proficiência dos estudantes no Enem 2019 por escola, realizada pela Evolucional, foi detalhada por Área do Conhecimento e Redação, para as escolas que atenderam o requisito de possuir pelo menos dez alunos participantes no ano de aplicação dentre os alunos considerados para o cálculo.
Foram considerados concomitantemente os seguintes critérios: Alunos do ensino médio apontados no Microdados Enem 2019 como “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2019”, respectivamente e os participantes, ou seja, os alunos, dentre os descritos no item A, que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a 0 (zero) em todas as provas objetivas.
Nas escolas integrais os alunos têm aulas de estudo orientado, para auxiliar nas disciplinas em que sentem dificuldades; preparação acadêmica, para ajudar a dar continuidade aos estudos após o ensino médio; preparação para o mercado de trabalho com os cursos técnicos; disciplinas eletivas para o enriquecimento cultural, de aprofundamento ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica; tutoria e auxílio na elaboração do projeto de vida, que consiste em um plano para o futuro do estudante. Os alunos permanecem 9 horas diárias na escola e fazem 3 refeições (almoço e lanches).
A diretora da Escola, Professora Edna Pedrosa, disse que todos ficaram felizes com os resultados divulgados, por ver o trabalho mostrar avanços, “isso nos impulsiona para que continuemos melhorando cada vez mais”, ressaltou.
Veja abaixo os resultados consolidados das escolas das redes estadual e privada do município de Sapé.
Da Redação do Portal GPS
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