Evento acontecerá no próximo sábado (06), na sede do sindicato da categoria. Nova lei cria o dia estadual e a semana estadual do jornalista
Por Jorge Galdino – Jornalista
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) promove, no próximo sábado (06), a palestra “Impacto da Inteligência Artificial no Jornalismo”, ministrada por Dênio Mariz Timóteo de Sousa. O evento é gratuito e terá início às 9h com um café-da-manhã na sede do Sindicato, que fica localizada na Rua da Areia. 735, no Centro de João Pessoa.
A palestra vai tratar de um assunto de grande interesse para a categoria, uma vez que a utilização da Inteligência Artificial (IA) vem sendo usada nas artes, nas ciências e na comunicação, com a produção e automação de textos, vídeos e áudios que utilizam cada vez mais os recursos da IA, o que implica diretamente na área jornalística. Uma oportunidade imperdível para jornalistas e profissionais de comunicação entenderem e se adaptarem às mudanças trazidas pela IA para o setor.
A palestra abordará o impacto da Inteligência Artificial no jornalismo, discutindo desde os fundamentos da IA até suas aplicações práticas na comunicação e vai explorar como a IA transforma a redação, edição, análise de dados e personalização de conteúdo, evidenciando tanto suas contribuições para maior eficiência e inovação quanto os desafios éticos e de emprego que apresenta.
Dênio Mariz é bacharel em Ciências da Computação pela UFPB, especialista em Informática na Educação pela UFMG, mestre em Ciências da Computação pela UFPB, doutor em Ciências da Computação pela UFPE e atualmente exerce o cargo de Diretor de Projetos de Tecnologia e Inovação da prefeitura de João Pessoa.
O evento é parte das comemorações da semana estadual do jornalista que tem início hoje (1) e vai até o domingo, dia 07, que também marca o Dia Estadual e o Dia Nacional do Jornalista. As novas datas foram proposituras do deputado José Alexandre de Araújo Segundo (Alexandre de Zezé – Republicanos), através do projeto de Lei Ordinária que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB), no início de dezembro do ano passado.
Com a nova lei, o dia estadual e a semana estadual do jornalista passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Já o Dia Nacional do Jornalista, comemorado também em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830, que, na sua função de jornalista, combateu a monarquia portuguesa e defendeu a independência do Brasil.
Da Redação do Portal GPS.
- Justiça Eleitoral indefere candidatura de Arquimedes Natércio, presidente da Câmara Municipal de Sapé - 10 de setembro de 2024
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024