Abraão Júnior já figura no sistema do Tribunal como novo gestor da Câmara Municipal de Sapé, mas posse continua sendo questionada por vereadores e assessores do prefeito que promovem uma verdadeira campanha de desinformação na mídia e nas redes sociais
Por Jorge Galdino – Jornalista
A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Sapé foi empossada no primeiro dia do ano depois de uma intensa batalha judicial, pessoal e política envolvendo o atual presidente Abraão Júnior (Podemos) e a bancada de sustentação do prefeito Sidnei Paiva (Podemos). A nova composição da mesa diretora foi oficializada no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no Diário Oficial do Legislativo Municipal de Sapé e na Caixa Econômica Federal, agência em que a Câmara mantém as contas bancárias.

A nova mesa diretora já vem promovendo os primeiros atos administrativos, dentre eles a suspenção do expediente na Câmara Municipal de Sapé no período de 03/01 a 17/01/2023, que corresponde ao recesso dos trabalhos legislativos que foi adiado diversas vezes por falta de votação da Lei Orçamentária Anual 2023 (LOA). A nova composição conta com a recondução de Abraão Júnior (Podemos) ao cargo de presidente e de Arquimedes Natércio Santos de Freitas (PP) ao cargo de 1º secretário. A vereadora Maíra Massa da Cunha (PP) assume o cargo de 2ª secretária.

Mesmo sem qualquer amparo legal, a bancada do prefeito, composta de 12 dos 15 vereadores da casa, continua questionando o ato de posse e promovendo uma verdadeira campanha de desinformação na mídia e nas redes sociais. A campanha é orquestrada inclusive com a participação ativa de assessores do prefeito Sidnei Paiva e do próprio secretário municipal de comunicação, Genival Idalino da Silva Júnior, conhecido popularmente como “Pom Pom”.

Nas redes sociais, o secretário reproduz matérias de blogs que põem em dúvida o processo de posse da nova mesa diretora e ainda rotula as matérias jornalísticas que noticiam a posse como “Fake News”, sem qualquer argumentação ou amparo legal que credencie as postagens e os comentários. Assessores do gabinete do prefeito também usam do mesmo expediente nas redes sociais, demonstrando a ação orquestrada pela bancada de vereadores e do Executivo Municipal na tentativa de golpe que o presidente Abraão Júnior vem denunciando nos últimos meses.

A bancada de vereadores que dá sustentação ao Executivo na Câmara também usou de expedientes ilegais para tentar impedir a recondução de Abraão à presidência do Legislativo, promovendo até uma eleição clandestina que “elegeu” o vereador Arquimedes como presidente. A investida da bancada também ocorre na justiça, o que já rendeu sucessivas derrotas inclusive em segunda instância.
Até o momento não há nenhuma decisão judicial contrária a posse da nova composição da mesa para o biênio 2023/2024, mas os vereadores e assessores do prefeito agem como se a Câmara estivesse sem presidência, tentando criar um clima de instabilidade no Legislativo.
Apesar de estar na composição da nova mesa diretora, o vereador Arquimedes é um dos principais questionadores da eleição da mesa, inclusive pleiteando na justiça a anulação do processo eleitoral. O presidente Abraão Júnior inclusive já propôs para Arquimedes que renuncie ao cargo já que questiona a eleição. A justiça de Sapé julgará o mérito do processo de legalidade da eleição legislativa após o recesso do judiciário.
Veja abaixo o protocolo da nova mesa diretora no TCE-PB.
Da Redação do Portal GPS.
- Voto contra a ‘nova taxa de Iluminação’ expõe crise na base aliada do prefeito de Sapé - 12 de dezembro de 2025
- PRESENTE DO CENTENÁRIO – Prefeito institui nova Contribuição de Iluminação Pública em Sapé - 11 de dezembro de 2025
- EM SAPÉ – Autoridades negligenciam fiscalização de venda e soltura de fogos com estampidos - 3 de dezembro de 2025


