Suscitado conflito de interesse sobre as eleições da Câmara Municipal, juiz da Comarca de Sapé emite despacho de mero expediente suspendendo processo e aguarda decisão de instância superior que vai julgar o mérito
Por Jorge Galdino – Jornalista
Foto de Capa: Juiz Anderley Ferreira Marques
O juiz de direito da Comarca de Sapé, Anderley Ferreira Marques, emitir despacho de mero expediente suspendendo o processo que apura as eleições legislativas em Sapé para o biênio 2023/2024. No despacho, o magistrado diz que não pode afirmar que as eleições realizadas pela bancada do prefeito foi anulada, já que ainda não tem decisão judicial, manda apurar eventual crime de desobediência por parte de Abraão Júnior e suspende todo o processo na Comarca até que a instância superior julgue o mérito da questão. No TJ-PB, as eleições encontram-se suspensas em decisão liminar da Terceira Câmara. Cabe recurso da decisão.
Na prática, todo ficou “congelado” até uma decisão final da segunda instância, que poderá confirmar ou modificar a liminar, já que a defesa de Abrão impetrou as medidas judiciais reforçando os argumentos da falsificação de documentos que deu origem a todo o processo que questiona a legalidade das eleições legislativas para o biênio 2023/2024.
Até a decisão final das instâncias, órgãos como o Instituto de Polícia Científica (IPC), a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) vão continuar apurando os fatos e subsidiando o Judiciário na elucidação dos últimos acontecimentos, como o arrombamento da Câmara, eleições paralelas, falsificação de documentos e crimes de desobediência de ambas as partes arroladas no processo.
Todas as contas bancárias da Câmara continuam bloqueadas a pedido do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que também solicitou apuração dos fatos ao Ministério Público. Na manhã de hoje, a bancada de sustentação do prefeito realizou sessão ordinária no plenário da Câmara e essa situação deverá continuar até que se tenha uma decisão final do caso.
O clima de embate parece agora que terá uma trégua até que se apure todas as questões que envolvem o caso, com movimentações nos bastidores e nos autos do processo. A população aguarda o desfecho e a elucidação de todas as acusações, eventuais crimes e as devidas punições aos culpados.
Da Redação do Portal GPS.
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024
- APELAÇÃO – Prefeito de Sapé tenta manter taxa de iluminação e questiona publicação da Câmara Municipal - 23 de setembro de 2024
- OPERAÇÃO ABAFA – Presidência da Câmara de Sapé esconde reajuste de salário do prefeito - 16 de setembro de 2024