Theo Camargo recita ‘Versus Íntimos’ ao saber que pastor recusou sua doação e depois surtou, quebrando tudo no escritório e repetindo versos do poeta Augusto dos Anjos
Por Jorge Galdino – Jornalista
O personagem Theo Camargo (Emilio Dantas) voltou a chamar a atenção do público no capítulo 137 da novela das 7h, ‘Vai na Fé’, da Rede Globo, quando recitou todo o poema Versus Íntimos, do poeta sapeense Augusto dos Anjos. O capítulo foi ao ar ontem (23) e chamou a atenção dos sapeenses e dos amantes da poesia de Augusto dos Anjos.
Versos Íntimos é dos poemas mais celebrados da obra de Augusto dos Anjos. Os versos expressam um sentimento de pessimismo e decepção em relação aos relacionamentos interpessoais. O soneto foi publicado no único livro lançado pelo autor. Intitulado “Eu”, a obra foi editada quando Augusto dos Anjos tinha 28 anos e foi suficiente para transformá-lo em um dos maiores “poetas malditos” da Literatura Brasileira.
Na novela, Theo se porta socialmente como um homem respeitável e um pai de família exemplar, mas passa longe disso. É casado com Clara (Regiane Alves) e pai de Rafa (Caio Manhente). Theo enxerga no amigo Benjamin (Samuel de Assis) a dicotomia de tudo o que gostaria de ser e tudo o que mais despreza.
O vilão virou assunto nas redes sociais ao ser expulso da igreja frequentada pela família de Jenifer (Bella Campos), filha de Theo na novela. O polêmico vilão dessa vez voltou a cair na boca do povo ao mostrar suas habilidades de trovador ao evocar justamente um escritor com fama de “maldito”. Theo recitou todo o poema Versos Íntimos quando recebeu a notícia, por sua secretária, Sheila (Renata Miryanova), de que o pastor da igreja devolveu o dinheiro de sua doação. Mais adiante no vídeo, o mau-caráter surtou e promoveu um quebra-quebra em seu escritório chegando até mesmo a jogar um objeto na secretária Sheila. “Apedreja essa mão vil que te afaga, escarra nessa boca que te beija”, repetia o vilão.
Assista ao recorte do vídeo divulgado no site da emissora com os dois momentos em que o vilão recorre à poesia de Augusto dos Anjos para expressar seus sentimentos.
https://globoplay.globo.com/v/11726439/
Versus Íntimos – Augusto dos Anjos
A linguagem usada pelo autor pode ser considerada uma crítica ao parnasianismo, um movimento literário conhecido pela linguagem erudita e romantismo exacerbado.
O poema revela também a dualidade na vida do ser humano, indicando como tudo pode mudar, ou seja, as coisas boas podem se transformar rapidamente em coisas más.
Existe também um contraste entre o título e a realidade revelada pelo poeta, pois o título “versos íntimos” pode remeter para o romantismo, algo que não se verifica no conteúdo do poema.
Leia abaixo o poema
Da Redação do Portal GPS.
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024
- Irmãos Feliciano disputam prefeitura de Sapé para tentar impedir reeleição do atual chefe do Executivo - 21 de agosto de 2024