Cooperativas da Paraíba são selecionadas em projeto de acesso a mercados. Com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura o projeto visa fortalecer os negócios
Cinco cooperativas de agricultores familiares da Paraíba estão entre as 24 selecionadas pelo programa Brasil Mais Cooperativo, através do edital de intercooperação, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o projeto visa fortalecer os negócios das cooperativas e fomentar o acesso a novos mercados.

Da Paraíba, foram selecionadas: a Cooperativa Agroecológica Mista da Várzea Paraibana (Comase), de Sapé; a Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu (Frutiaçu), de Rio Tinto; a Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba (Ovinocoop), de Guarabira; a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (Cooprafe), de Santa Rita; a Cooperativa Paraibana de Agricultura e Avicultura Familiar (Copaf), de São Sebastião de Lagoa de Roça.
Por meio do projeto, estas cooperativas terão acesso à realização de diagnóstico, participação de workshops, viagens de imersão e uma consultoria especializada. Também participarão da iniciativa outras oito cooperativas que possuam expertise em gestão e tenham acesso a diferentes mercados. Estas oito cooperativas atuarão como mentoras das 24 já selecionadas, que são todas da região Nordeste.
O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, acredita que a iniciativa traz uma uma grande oportunidade de aprendizado para as cooperativas e deve fortalecer, ainda mais, a agricultura familiar na região. “Este projeto possibilita uma experiência prática de intercooperação entre as nossas cooperativas e outras já reconhecidas pela excelência de sua gestão e por sua forte presença no mercado. Nossas cooperativas terão acesso a informações técnicas e experiências práticas que poderão alavancar seus negócios”, destacou.
Para a celebração do Termo de Adesão, as cooperativas escolhidas devem apresentar ao Ministério da Agricultura os seguintes documentos: estatuto social, ata de eleição da diretoria, além de RG e CPF do seu representante legal.
Do Paraíba Total com fotos e edição do Portal GPS.
- Sindicato denuncia sobrecarga de trabalho em agências bancárias da Paraíba e pede fiscalização urgente - 5 de novembro de 2025
- Traficante preso em megaoperação do Rio tem mandados de prisão em Sapé e João Pessoa - 29 de outubro de 2025
- Um estudioso no poder local - 21 de outubro de 2025
