Autoria da ação penal é do Ministério Público da Paraíba que acusa Denise Ribeiro de omitir informações relativas a documentos em inquérito que investiga favorecimento do vereador Davyd Matias e o Prefeito Sidnei Paiva
Por Jorge Galdino – Jornalista
O juiz da 1ª Vara Mista de Sapé, Anderley Ferreira Marques, acatou denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra a primeira-dama do município de Sapé, Denise Ribeiro da Silva, por omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura da ação civil, quando requisitados pelo Ministério Público. Denise Riberio acumula os cargos de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e de Secretária Municipal de Finanças. O crime atribuído à primeira-dama pode resultar em pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e pagamento de multa.
Denise Ribeiro estaria se recusando sistematicamente a fornecer informações e documentos ao Ministério Público Estadual em um Inquérito Civil (nº 001.2021.061211) que investiga favorecimento do vereador Davyd Matias de Souza (Podemos) e o Prefeito de Sapé, Sidnei Paiva de Freitas (PSB), com a utilização de carros locados da prefeitura em um evento privado em comemoração do Dia das Crianças.
O Inquérito Civil instaurado em 2021 pelo MPPB está sob sigilo, não permitindo acesso às informações detalhadas, mas o Portal GPS apurou que a denúncia foi feita à época pelo vereador Arquimedes Natércio Santos de Freitas (PP), que acusou o prefeito Sidnei Paiva de favorecer Davyd Matias com recursos da Prefeitura em suas atividades e eventos privados.
O MPPB também instaurou outro Procedimento (nº 001.2023.002098) para apurar irregularidades em projeto social elaborado pelo vereador Davyd Matias. A denúncia aponta possível irregularidade relacionada ao projeto social denominado “Verão com Davyd Matias”, com a participação de servidores da Prefeitura de Sapé, para sua promoção pessoal na carreira política. O material de propaganda das ações do mandato do vereador constantemente vem com indicações de apoio da Prefeitura de Sapé.
Essa é a segunda vez que o Ministério Público Estadual denuncia titulares da Secretaria Municipal de Finanças por irregularidades. A primeira investida do MPPB contra a pasta aconteceu em abril de 2021, quando a promotora Paula Amorim recomendou a exoneração do então secretário municipal de Finanças, Normando Paulo de Souza Filho (Normandinho), que foi condenado por ato de improbidade administrativa e impedido de exercer cargo público por cinco anos.
Promotora de Sapé recomenda exoneração de Normandinho com base em notícias publicadas no Portal GPS
A afinidade entre a primeira-dama Denise Ribeiro, o Prefeito Sidnei Paiva e o vereador Davyd Matias (foto de capa) vem causando ciumeira entre outros vereadores, que reclamam nos bastidores do grande número de indicações de contratados na Prefeitura na cota de Davyd, e esse pode ter sido a causa da denúncia de Arquimedes à época. Vamos aguardar outros capítulos de mais essa novela política em Sapé.
Veja abaixo Procedimento instaurado pelo MPPB para investigar Davyd Matias.
Da Redação do Portal GPS.
- EM SAPÉ – Justiça diz que é irregular a cobrança da ‘taxa de iluminação’ e condena Prefeitura a devolver valores - 2 de setembro de 2024
- Auditoria do Tribunal de Contas aponta diversas irregularidades na reforma do mercado público central de Sapé - 30 de agosto de 2024
- Irmãos Feliciano disputam prefeitura de Sapé para tentar impedir reeleição do atual chefe do Executivo - 21 de agosto de 2024