Autoproclamado presidente, Arquimedes tenta intimidar imprensa para abafar tentativa de golpe no Legislativo patrocinado pelo prefeito de Sapé
Por Jorge Galdino – Jornalista
O presidente da Câmara Municipal de Sapé, Abraão Júnior (Podemos), comunicou oficialmente à Justiça da Comarca de Sapé, à Polícia Civil e ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) a respeito do arrombamento e invasão do prédio da Câmara Municipal de Sapé pelos vereadores da bancada do prefeito. Para adentrarem ao prédio, foram violados fechaduras e cadeados e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizou perícia técnica na cena dos acontecimentos e emitirá parecer num prazo de oito dias.
O acionamento da Polícia Científica foi decorrente de Boletim de Ocorrência formulado por Abraão Júnior na Delegacia de Polícia Civil de Sapé. No documento, o presidente relata a invasão e o arrombamento dos cadeados, e expressa o temor de subtração de documentos e danos ao patrimônio público.
Abraão também comunicou os acontecimento ao Juízo da 1ª Vara Mista da Comarca de Sapé, relatando ainda da impossibilidade de realizar as eleições da mesa diretora, que estavam marcadas para amanhã (04). O processo eleitoral é parte do cumprimento de decisão judicial proferida pela Terceira Câmara do Tribunal de Justiça da Paraíba, que agora fica comprometido com a invasão da Câmara.
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) também foi comunicado na tarde de hoje (03), através de documento que também relata o fato da invasão do prédio do Legislativo. Com os comunicados oficiais às instituições, Abraão Júnior visa se isentar da responsabilidade de uso indevido de documentos, deliberações e qualquer outro ato praticado pelos vereadores da bancada de sustentação do prefeito Sidnei Paiva (Podemos), até que a justiça resolva o impasse a respeito das eleições para o segundo biênio da mesa diretora da Casa.
Abraão também acusa o prefeito de Sapé, Sidnei Paiva, de estar patrocinando uma tentativa de golpe, utilizando sua bancada majoritária, composta de 12 dos 15 vereadores da Casa.
Presidente autoproclamado ameaça imprensa
O presidente autoproclamado da Câmara de Sapé, Arquimedes Natércio (PP), divulgou nota acusando a imprensa de estar publicando fake News a seu respeito. O autoproclamado disse que recorrerá à justiça contra blogs e site que o acusam, juntamente com os colegas de bancada, de terem arrombado e invadido o prédio da Câmara, depois de terem promovido uma sessão paralela irregular que o teria “eleito” como presidente da Casa.
O fato é que a sessão clandestina realizada pela bancada do prefeito no prédio da Biblioteca Municipal foi anulada pela mesa diretora da Casa, uma vez que a bancada, na ânsia de concluir o golpe ao próprio Legislativo, realizaram sessão extraordinária fora do prédio da Câmara sem ter a legitimidade e sem seguir os trâmites da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno do Legislativo.
O autoproclamado presidente também foi acusado, através de vazamento de áudios, de negociar cargos na Prefeitura e no Governo do Estado para sua amante e familiares dela. Acuado e sem argumentos, Arquimedes apenas lamentou a exposição de sua vida privada, mas não explicou a negociação de cargos públicos para “calar a boca” da amante, que ameaçava falar sobre atos de corrupção do vereador.
O arrombamento e a invasão da Câmara está expresso nos documentos protocolados por Abraão Júnior na Polícia Civil, Tribunal de Contas e na Justiça da Comarca de Sapé. Abraão agora aguarda as medidas cabíveis dessas instituições para que seja superada a crise institucional criada pela bancada do prefeito, que além de boicotar e tumultuar os trabalhos legislativos, ainda está respondendo por falsificação de documentos que foram utilizados no processo que questiona a regularidade das eleições da mesa diretora, origem de toda a crise no Legislativo.
Veja abaixo documentos protocolados na Justiça e na Polícia Civil.
Da Redação do Portal GPS.
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024
- APELAÇÃO – Prefeito de Sapé tenta manter taxa de iluminação e questiona publicação da Câmara Municipal - 23 de setembro de 2024
- OPERAÇÃO ABAFA – Presidência da Câmara de Sapé esconde reajuste de salário do prefeito - 16 de setembro de 2024