Na Paraíba, 118 estudantes da rede estadual de ensino e dois de universidades públicas embarcaram para intercâmbios
Por Jorge Galdino – Jornalista
Na última sexta-feira (10), 50 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba embarcaram para o Reino Unido por meio do Projeto Conexão Mundo. Os alunos selecionados vão passar 30 dias na Inglaterra e no País de Gales, vivenciando um intercâmbio de curso de idiomas. Outros 68 estudantes viajam rumo à Espanha. São 118 alunos que foram aprovados no Edital Curso de Idiomas e os embarques aconteceram na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12). O País de Gales, junto com a Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, compõem o Reino Unido. Os intercâmbios fazem parte do Projeto Conexão Mundo, do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
As viagens terão duração de quatro semanas, de acordo com a modalidade de intercâmbio que o estudante foi selecionado. Os 50 estudantes secundaristas selecionados para viajar ao Reino Unido serão divididos em duas universidades: a Warwickshire College, na Inglaterra; e a Neath Port Talbot College, no País de Gales. Já os 68 alunos selecionados para viajar à Espanha ficaram na Universidade de Salamanca.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, “o Projeto Conexão Mundo é muito mais do que um projeto de intercâmbio. Ao longo do ano de 2022 foram feitas diversas formações, provas e aulas preparatórias para os alunos e professores. Hoje, nossos estudantes estão embarcando em busca de realizar sonhos e de se desenvolver profissionalmente e pessoalmente. O Governo do Estado possibilita essa oportunidade para que nossos estudantes voltem e ajudem na transformação do nosso Estado e do nosso país”, disse o Secretário.
Samuel Gomes é concluinte da Escola Cidadã Integral Técnica, Monsenhor Odilon Alves Pedrosa (ECITMOAP), na cidade de Sapé, embarcou para o País de Gales. Segundo Samuel, os próximos dias serão transformadores para a vida dele. “Espero encontrar pessoas legais, aprender bastante e absorver tudo que eu puder, esse é o principal objetivo: aproveitar a oportunidade. Quero muito melhorar o meu inglês também, e me divertir bastante. Acredito que não só os estudos serão importantes para mim, mas também todas as experiências que pretendo viver por lá. Tudo isso vai transformar a minha forma de conviver com as pessoas para melhor”, revelou Samuel.
Segundo Erik Henrique Rodrigues de Araújo, o diretor da escola, além de Samuel, os alunos João Luiz e Letícia Targino também embarcaram para o exterior. “Nossa escola enviou três alunos nesse intercâmbio: João Luiz e Samuel Gomes vão para o Reino Unido e Letícia Targino para a Espanha”. Disse Erik, diretor da ECITMOAP. Os três alunos moram em Sapé.
O Projeto Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização Gira Mundo que tem como objetivo a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio.
Universitárias de Sapé embarcam para intercâmbio no Canadá
Além dos três alunos da Escola Cidadã Integral Técnica, Monsenhor Odilon Alves Pedrosa (ECITMOAP), duas universitárias também embarcaram no último fim de semana para intercâmbio em Vancouver, no Canadá.
As irmãs, Joane Émile e Jeane Élen Barbosa, também de Sapé, viajaram, no último dia 10, para o intercâmbio na Ec – English Language Centers / Vancouver, no Canadá. Joane é estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Jeane cursa Letras Inglês, na Universidade Estadual da Paraíba (UFPB).
O intercâmbio das irmãs recebeu o incentivo e apoio da Fisk – Centro de Ensino, Unidade de João Pessoa-PB, escola de idioma em que obtiveram a certificação na Língua Inglesa. O Intercâmbio no Canadá terá a duração de 30 dias.
Geovani Almeida Lucena de Oliveira, diretor da Fisk – João Pessoa-PB, é um incentivador do programa de intercâmbios e sempre procura mostrar os pontos positivos de uma experiência no exterior. “Sempre que ouço alguém falar sobre sua experiência ao fazer um intercâmbio, percebo que a pessoa fala com um brilho incrível nos olhos, elas não conseguem citar pontos negativos, pelo menos eu nunca ouvi, e sim falam bastante da grande bagagem cultural adquirida, do networking, o quanto conseguem desenvolver no idioma o qual foram estudar… é sem sombra de dúvidas um super upgrade no currículo, na vida pessoal e profissional, e além de tudo isso uma experiência maravilhosa e inesquecível para a vida toda, é algo que incentivo a todos que almejam o sucesso.” Disse Geovani. A escola está em plena campanha nacional de intercâmbio para o Canadá.
O intercâmbio no exterior possibilita a imersão em uma nova cultura, aperfeiçoamento de uma segunda língua, além de uma incrível experiência para esses jovens, envolvendo ainda a emissão de passaportes, vistos, câmbio entre as moedas, passeios turísticos, socialização e uma rica experiência que vai qualificar o estudante, criando oportunidades incríveis na formação pessoal e profissional.
Da Redação do Portal GPS.
- Capelão da PMPB assume Paróquia de Sapé - 26 de setembro de 2024
- APELAÇÃO – Prefeito de Sapé tenta manter taxa de iluminação e questiona publicação da Câmara Municipal - 23 de setembro de 2024
- OPERAÇÃO ABAFA – Presidência da Câmara de Sapé esconde reajuste de salário do prefeito - 16 de setembro de 2024
Tudo que precisa para a nossa cidade crescer!!!
Ter mais investidores e governantes com mais impatia pelos menos favorecidos dessa cidade tão sofrida que nem o mínimo, por direito não tem!
Saúde, um Hospital, Hospital !!! e uma ambulância com UTI...